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Seminário abre diálogo com lideranças educacionais sobre escola plural e acolhedora

A Secretaria da Educação do Estado (Seduc) realizou, nesta quinta-feira (11), o Seminário da Educação Básica no Ceará: por uma escola plural e acol...

Por: Rede THAP de Comunicação Fonte: Secom Ceará
11/01/2024 às 18h30
Seminário abre diálogo com lideranças educacionais sobre escola plural e acolhedora
Foto: Reprodução/Secom Ceará

A Secretaria da Educação do Estado (Seduc) realizou, nesta quinta-feira (11), o Seminário da Educação Básica no Ceará: por uma escola plural e acolhedora. O encontro, que aconteceu no Centro de Eventos, teve a presença da secretária Eliana Estrela e reuniu secretários municipais, gerentes municipais do Programa Aprendizagem na Idade Certa (Paic Integral), orientadores e coordenadores regionais da capital e do interior.

O seminário teve o objetivo de debater sobre a efetivação de práticas acolhedoras e que respeitem a pluralidade dos atores dentro do ambiente escolar. Eliana Estrela ressalta que as instituições de ensino são muito mais do que prédios, e constituem-se como espaços de sonhos e de formação humana. “Estamos iniciando o ano e acreditamos que esse encontro cumpre importante papel na difusão de ideais caros para a evolução da educação pública de qualidade, com muitos momentos de troca e enriquecimento de repertório. Cada estudante é um ser único, que precisa da nossa atenção de forma integrada para atingir com plenitude o seu potencial”, destaca a secretária.

Constituído de três momentos distintos, o evento contou com a palestra de abertura “Liderança educacional e uma escola transformadora”, do superintendente executivo do Instituto Unibanco, Ricardo Henriques.

Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

Ricardo considera que o Ceará é referência na capacidade de alinhamento entre as ações do estado e dos municípios. “A discussão que propõe o seminário é absolutamente estratégica, pois toca no núcleo dos desafios existentes. Debatemos aqui o papel das lideranças, no objetivo de fazer uma escola transformadora, a partir do investimento na qualidade da gestão. Ter programas de desenvolvimento profissional contínuo para os gestores como um todo, da secretaria até a escola, traz resultados muito positivos. Diretores que têm um foco pedagógico claro conseguem melhorar os resultados de aprendizagem dos estudantes, especialmente em escolas com circunstâncias mais desafiadoras”, explica.

O evento também foi marcado pela entrega do documento orientador para escolas de tempo integral das redes municipais do estado do Ceará, com sugestões pertinentes à concepção do currículo, considerando a base comum e os componentes diversificados.

Trabalho dinâmico

Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

A gerente regional do Paic Integral na Crede 19, Denise Morais, lembra que há bastante tempo a educação inclusiva é tema de estudos e debates. Contudo, na visão da gestora, os desafios são constantemente renovados, o que justificaria a permanente reflexão acerca do tópico.

“A cada ano, recebemos crianças com particularidades em termos de necessidades de atendimento. Não podemos simplesmente assumir que todas têm os mesmos direitos, pois precisamos proporcionar oportunidades de aprendizagem olhando para cada criança, diante de um cenário em que nem uma é igual à outra. Assim, as reflexões e diálogos do seminário chegarão até as escolas, com um planejamento que possa atender às especificidades das crianças, em que a trajetória escolar seja de fato acolhedora e inclusiva”, pondera.

Conferências temáticas

Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

O segundo momento do seminário teve palestras distintas ocorrendo simultaneamente, em quatro mesas de discussões: Escola Acolhedora; Liderança pedagógica e garantia do direito à aprendizagem; A escola como espaço de promoção da Educação Integral; além de Família e Escola: por uma educação infantil que acolha as infâncias plurais. Para encerrar, houve a palestra “A relação entre segurança e ensino-aprendizagem para a construção de uma educação equitativa”, com Carol Campos, do Vozes da Educação.

As conversas abrangeram os desafios que a educação cearense vem atravessando durante o momento pós-pandemia, com o intuito de ampliar o diálogo e buscar caminhos para a promoção de uma Educação Básica significativa para as crianças e os jovens do Ceará.

O Seminário da Educação Básica do Ceará é uma promoção da Seduc, por intermédio das Secretarias Executivas de Cooperação com os Municípios, de Ensino Médio e Profissional e de Equidade e Direitos Humanos.

A iniciativa contou com as parcerias do Instituto Unibanco (IU), Instituto Gesto/Vetor Brasil, Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd), Instituto Ayrton Senna (IAS), Instituto Sonho Grande, United Way Brasil (UWB), Fundação Maria Cecília Souto Vidigal (FMCSV), Instituto + Stimullus, Associação Bem Comum e Vozes da Educação.

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