Sexta, 29 de Novembro de 2024
18°C 26°C
Brasília, DF
Publicidade

Ação do Núcleo Extensionista Rondon da Udesc no Equador é cancelada após conflitos

Foto: Ricardo Wolffenbüttel / SecomO Núcleo Extensionista Rondon (NER) , da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), em decisão conjunta ...

Por: Rede THAP de Comunicação Fonte: Secom SC
11/01/2024 às 17h02
Ação do Núcleo Extensionista Rondon da Udesc no Equador é cancelada após conflitos
Foto: Reprodução/Secom SC

Foto: Ricardo Wolffenbüttel / Secom

Núcleo Extensionista Rondon (NER) , da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), em decisão conjunta com a Universidade Técnica Particular de Loja (UTPL), cancelou as atividades previstas para serem realizadas em Loja, no Sul do Equador, por ocasião do estado de exceção e dos graves conflitos sociais que estão ocorrendo nesse país desde terça-feira, 9.

Por meio de convênio com a UTPL, o NER faria ações da Operación Loja junto a comunidades locais entre 14 de janeiro e 1º de fevereiro, com metodologia semelhante à utilizada nas atividades do núcleo em SC. A Udesc seria representada por um grupo de 18 rondonistas, entre os quais acadêmicos, servidores e o coordenador de Extensão, Eduardo Jara, que atualmente é o pró-reitor de Extensão, Cultura e Comunidade em exercício.

Segundo Jara, o cancelamento das atividades foi a decisão mais correta neste momento. “Fica o aprendizado de que ações internacionais podem ser planejadas e organizadas para fortalecimento da internacionalização da extensão universitária, e seguiremos trabalhando para realizar ações em outros países com a extensão da Udesc”, afirma.

“Essa operação envolveu o trabalho de muitos servidores da Udesc na organização e no planejamento das ações. Desde conversas nos departamentos e nas direções de Extensão, passando por pró-reitorias e Gabinete do Reitor, um trabalho em conjunto que possibilitou a organização de tudo. Infelizmente, a situação no Equador fugiu do controle, mas mostramos ser possível realizar ações dessa magnitude”, acrescenta.

Segurança é prioridade

A diretora-geral de Relações Interinstitucionais da UTPL, Ana Stefanía Bravo Muñoz , destaca que as atividades previstas foram canceladas em acordo com o pró-reitor de Extensão, Cultura e Comunidade da Udesc, Alfredo Balduíno Santos. “A segurança dos envolvidos na Operação Rondon é questão de prioridade no planejamento das ações”, reforça.

O reitor da UTPL, Santiago Acosta, que visitou a Udesc para  assinatura dos termos de convênio em abril de 2023 , suspendeu as atividades presenciais na sua instituição por questão de segurança e dos conflitos, que também estão ocorrendo localmente.

Ficou estabelecido que as atividades da Operación Loja deverão ser reorganizadas para um período futuro, quando as condições forem de tranquilidade e possibilidade de realização de ações extensionistas com segurança para todos.

Internacionalização crescente

Em movimento crescente de Internacionalização da extensão da Udesc, o Núcleo Extensionista Rondon contou com nove estudantes da UTPL na Operação Horizonte, que foi promovida no Meio-Oeste Catarinense em agosto de 2023.

O sucesso da experiência, alinhado com o planejamento de internacionalização das ações extensionistas das duas universidades, culminou no planejamento do “Proyecto de interculturalidad Rondon UTPL-Udesc”, que prevê atividades do NER em Loja, com participação de acadêmicos e servidores da instituição catarinense.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários