Foto: Jonathan Meyer
Neste sábado, 6 de janeiro, é celebrado, em Santa Catarina, o Dia do Terno de Reis. A tradição de cantar aos reis chegou com os açorianos no século 18 e continua muito presente em todo Litoral catarinense. É uma manifestação cultural religiosa festiva, classificada como folclore, no intuito de rememorar a atitude dos Três Reis Magos que partiram à procura do menino Jesus, para prestar-lhe homenagens e dar-lhe presentes.
O festejo consiste em grupos de músicos e cantadores que percorrem as ruas e casas das cidades cantando e tocando músicas natalinas. Também, na mesma data, é celebrado o Dia dos Reis, em que marca a visita dos Reis Magos ao menino Jesus. Assim, no Brasil, é o momento em que são retiradas as decorações natalinas.
Antigamente, um grupo de músicos percorria as casas das comunidades performando canções sobre a jornada dos Três Reis Magos. Atualmente, as apresentações deixaram de ser particulares e passaram a ser realizadas em eventos das cidades catarinenses.
Além de ser um marco para os simpatizantes da religião católica, a celebração é um momento para aproveitar as músicas animadas e o clima festivo. Algumas cidades como Camboriú, Florianópolis e Içara celebram, anualmente, o Dia do Terno dos Reis, momento muito aguardado pelos moradores.