
Torcedores do Clube do Remo participaram, na manhã deste sábado (27), do “Dia do Sangue Azul”, campanha de doação de sangue promovida pela Agência Transfusional do Hospital Ophir Loyola (HOL), em parceria com a Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa). A mobilização teve como objetivo reforçar os estoques de sangue, fundamentais para garantir o atendimento de pacientes do HOL e de outras unidades das redes pública e privada de saúde.
Com o lema “Doe sangue, salve vidas e represente nossa paixão fora das arquibancadas”, a campanha convidou a torcida azulina a transformar o amor pelo clube em um gesto de cidadania. A programação começou com um café da manhã na sede do Clube do Remo e, em seguida, os participantes seguiram para a Fundação Hemopa, onde realizaram as doações.
A iniciativa integra as ações desenvolvidas pela Agência Transfusional do Hospital Ophir Loyola para incentivar a doação voluntária de sangue, especialmente durante o período de férias escolares, quando o número de doadores costuma diminuir e os estoques ficam mais vulneráveis.
Paixão que salva vidas
Entre os participantes estava a servidora do Hospital Ophir Loyola e torcedora do Remo, Isamara Santos, de 28 anos, que atua na Divisão de Diagnóstico por Imagem (DDI-HOL). Para ela, acompanhar diariamente a realidade dos pacientes reforça a importância da doação.
“É gratificante saber que posso doar para ajudar as pessoas. Como servidora do Ophir, vejo a luta diária dos pacientes e sabemos a importância da doação de sangue”, afirmou.
O torcedor Gleidson Miranda, de 34 anos, também participou da campanha. Doador de sangue desde os 18 anos e cadastrado como doador de medula óssea, ele destacou a satisfação de contribuir para salvar vidas e o papel social da torcida.
“É uma sensação muito boa. Sou doador de sangue desde os meus 18 anos e também passei a ser doador de medula óssea. É gratificante saber que vou ajudar as pessoas com uma bolsa de sangue. E, enquanto membro da torcida do Remo, é uma forma de a população ter um olhar diferente para a gente enquanto torcida”, disse.
Compromisso social
Presente na mobilização, o presidente do Clube do Remo destacou que o envolvimento do clube vai além do futebol e reforçou o compromisso da instituição com ações voltadas à comunidade.
“O Remo está sempre preocupado com esse lado social. Mais um ano estamos aqui, colaborando junto com a nossa torcida para ampliar o número de doadores e ajudar cada vez mais a nossa comunidade”, afirmou.
União em favor da vida
O “Dia do Sangue Azul” deu continuidade à campanha iniciada durante a semana com a participação da torcida do Paysandu. Promovida pela Agência Transfusional do Hospital Ophir Loyola em parceria com a Fundação Hemopa, a iniciativa uniu as duas maiores torcidas do Pará em torno de um objetivo comum: incentivar a doação de sangue e salvar vidas.
A assistente social da Agência Transfusional do HOL, Rita Camecram, destacou a importância da mobilização para reforçar os estoques de sangue neste período do ano.
“É importante firmar parcerias como essa para aumentar o estoque de sangue, haja vista a diminuição das doações nesta época do ano. Movimentos como esse nos ajudam a abastecer o hemocentro”, afirmou.
Referência em atendimentos de alta complexidade nas áreas de oncologia, nefrologia, neurologia e transplantes, o Hospital Ophir Loyola mantém uma demanda permanente por hemocomponentes utilizados em cirurgias, tratamentos oncológicos e outros procedimentos especializados. Por isso, a doação regular de sangue é essencial para garantir a continuidade da assistência aos pacientes do HOL e de outras unidades das redes pública e privada de saúde.