Sábado, 27 de Junho de 2026
Publicidade

Prefeitura promove doação de sangue em parceria com o Hemopa

Ação teve como objetivo incentivar a doação voluntária de sangue, abastecer os estoques hospitalares e conscientizar a população sobre a importânci...

Por: Editoração Fonte: Agência Belém
27/06/2026 às 03h10
Prefeitura promove doação de sangue em parceria com o Hemopa
Foto: Reprodução/Agência Belém

A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) e das Coordenações de Ações Estratégicas em Saúde e Saúde e Segurança do Trabalhador, realizou nesta sexta-feira (26), a campanha“Doe Sangue, Doe Vida!”, em parceria com a Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa).

Durante todo o dia, um ônibus de coleta e uma van de triagem do HEMOPA permaneceram no local para atender servidores da Sesma, profissionais de órgãos parceiros e demais cidadãos aptos à doação. A iniciativa buscoufortalecer os estoques de sangueda rede de saúde, fundamentais para o atendimento de pacientes que necessitam de transfusões em tratamentos oncológicos, cirurgias, emergências, acidentes e outras situações clínicas.

Os participantes passaram portriagem clínica para avaliação das condições de saúdee, após aprovação, realizaram a doação de sangue com o acompanhamento de uma equipe especializada do HEMOPA. Além da coleta, os voluntários receberam orientações sobre os critérios para doação e a importância de manter esse ato de forma regular.

Foto: Reprodução/Agência Belém
Foto: Reprodução/Agência Belém

Entre os participantes da campanha promovida pela Prefeitura de Belém esteve a médica da Sesma, Helena Reis, que aproveitou a mobilização para doar sangue e incentivar outras pessoas a participarem da campanha.

Foto: Reprodução/Agência Belém
Foto: Reprodução/Agência Belém
Foto: Reprodução/Agência Belém
Foto: Reprodução/Agência Belém

Quem também aderiu à iniciativa foi o assistente administrativo Alexandre da Silva, que destacou a importância de doar sangue como um gesto de solidariedade e de compromisso com a vida.

Foto: Reprodução/Agência Belém
Foto: Reprodução/Agência Belém
Foto: Reprodução/Agência Belém
Foto: Reprodução/Agência Belém

O secretário adjunto da Sesma, Lélio Costa, pontua que campanhas de doação de sangue contribuem para ampliar a conscientização sobre a necessidade permanente de manter os estoques abastecidos.

Foto: Reprodução/Agência Belém
Foto: Reprodução/Agência Belém

A iniciativa reforça o compromisso da Prefeitura de Belém com a promoção da saúde e a mobilização social em torno da doação de sangue como um ato contínuo de solidariedade. A expectativa é de que ações como essaestimulem novos voluntáriose mantenham a regularidade das doações ao longo do ano, contribuindo para a estabilidade dos estoques e atendimento seguro e oportuno aos pacientes que dependem de transfusões na rede de saúde do município e do estado.

Exigências para doar sangue

  • Estar bem de saúde;
  • Estar alimentado;
  • Pesar 50 kg ou mais;
  • Ter entre 16 e 69 anos (pessoas de 16 e 17 anos precisam de autorização do responsável legal e acompanhante autorizado);
  • Apresentar documento oficial com foto.

Principais critérios de inaptidão temporária

  • Gripe, febre ou infecção há menos de uma semana;
  • Procedimentos odontológicos, cirúrgicos ou vacinação recente (o prazo varia conforme o procedimento ou vacina);
  • Gestantes, mulheres no pós-parto ou que estejam amamentando até o primeiro ano do bebê;
  • Pessoas que realizaram tatuagem ou piercing nos últimos 6 meses.

Onde doar sangue em Belém

Hemocentro Coordenador – HEMOPA (sede em Belém)
Endereço: Travessa Padre Eutíquio, 2109 – Bairro Batista Campos, Belém – PA
Horário de funcionamento:
Segunda a sexta: 7h30 às 18h
Sábados: 7h30 às 17h

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários