
A governadora do Pará, Hana Ghassan, fez nesta sexta-feira (26) a entrega do 34º Grupamento Bombeiro Militar, em Xinguara, no sudeste paraense. Na cerimônia, a chefe do Executivo estadual estava acompanhada do Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros do Pará, Jayme Benjó, e de outras autoridades. Com o novo Grupamento Bombeiro Militar, o governo do Pará dá mais um passo na ampliação da rede de segurança pública no interior do Estado.
A governadora destacou que o novo grupamento de Xinguara amplia a capacidade de resposta a emergências e garante atendimento especializado à população da região.
“Sabemos que o papel do Corpo de Bombeiros é fundamental em uma cidade. Ele ajuda no dia a dia, salvando vidas, protegendo as famílias e a população”, ressaltou Hana Ghassan.
A governadora também destacou a importância da atuação conjunta entre o Estado, os municípios e demais instituições, para ampliar e fortalecer os serviços públicos no Pará.
“A gente fica muito feliz por ter ao nosso lado lideranças e pessoas importantes, que constroem um dia a dia melhor para o nosso Estado. Sabemos que há muito a ser feito e, para isso, temos que trabalhar cada vez mais com o equilíbrio das contas públicas, a boa gestão e o trabalho conjunto”, reiterou a governadora Hana Ghassan.
Novo batalhão amplia atenção na região
O 34º Grupamento Bombeiro Militar de Xinguara inicia as atividades com um efetivo de cerca de 50 bombeiros militares, preparados para atuar em diferentes tipos de ocorrências. Além de atender diretamente a população do município, o novo grupamento também dará suporte aos municípios vizinhos de Rio Maria, Água Azul do Norte, Bannach e Sapucaia, ampliando significativamente a cobertura operacional da corporação no sudeste paraense.
Entre as principais atividades desenvolvidas pelo grupamento está o combate a ocorrências de incêndios, operações de busca e salvamento, resgates e atendimento pré-hospitalar, além de desenvolver ações de Defesa Civil, com atividades de prevenção, preparação e resposta a desastres, oferecendo apoio às comunidades em situações de risco.
Segundo o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, Jayme Benjó, além das atividades ordinárias, o novo grupamento fortalece as ações de combate aos incêndios florestais. “Com o início da estiagem, a nova estrutura terá papel fundamental na redução dos focos de incêndio no Estado e no fortalecimento da política pública de enfrentamento ao desmatamento e aos incêndios florestais”, detalhou.
Estrutura
Como suporte para essas atividades, o 34º Grupamento Bombeiro Militar contará com caminhões de combate a incêndios, veículo para atendimento e resgate de vítimas, além de viaturas de apoio rápido. Além disso, a unidade conta com salas de comando e subcomando, seção administrativa, planejamento operacional, logística, dormitórios e um auditório, entre outros espaços aos militares.
De acordo com o primeiro comandante do 34º Grupamento, Tenente-Coronel Shadley Novais, Xinguara está localizada em uma região estratégica, e a nova unidade chega para fortalecer o atendimento em diversas frentes.
“Temos uma rodovia onde ocorrem muitos acidentes. Além disso, a incidência de incêndios florestais e em áreas de vegetação é muito grande. Então, para a região, isso representa uma melhoria, permitindo atender a população local de forma mais eficiente”, pontuou.