Sexta, 26 de Junho de 2026
Publicidade

Prefeitura de Rio Branco promove palestra de combate ao assédio no ambiente de trabalho

Iniciativa realizada pela RBTrans, em parceria com a OAB Acre, reforça o compromisso da Prefeitura de Rio Branco com ambientes profissionais seguro...

Por: Editoração Fonte: Prefeitura de Rio Branco - AC
26/06/2026 às 20h30
Prefeitura de Rio Branco promove palestra de combate ao assédio no ambiente de trabalho
Foto: Reprodução/Prefeitura de Rio Branco - AC

A gestão municipal de Rio Branco segue fortalecendo ações voltadas à valorização dos servidores e à construção de ambientes de trabalho mais seguros, humanizados e respeitosos. Como parte dessas iniciativas, a Prefeitura de Rio Branco, por meio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (RBTrans), promoveu, nesta quinta-feira (25), a palestra “Combate ao Assédio no Ambiente de Trabalho”.

Realizado em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Acre (OAB/AC), o encontro foi realizado no auditório do Colégio Adventista e reuniu servidores, autoridades, representantes de instituições e convidados para discutir formas de prevenção, identificação, enfrentamento e denúncia de situações de assédio moral e sexual nas relações de trabalho.

Iniciativa reforça o compromisso da prefeitura com a valorização dos servidores, promovendo dignidade, bem-estar e uma cultura de respeito, ética e integridade no serviço público. (Foto: Val Fernandes/Secom)
Iniciativa reforça o compromisso da prefeitura com a valorização dos servidores, promovendo dignidade, bem-estar e uma cultura de respeito, ética e integridade no serviço público. (Foto: Val Fernandes/Secom)

A iniciativa integra as ações da administração municipal liderada pelo prefeito Alysson Bestene para garantir a dignidade, o bem-estar e a valorização dos profissionais que atuam no serviço público, além de contribuir para o fortalecimento de uma cultura organizacional baseada no respeito, na ética e na integridade.

A palestra foi ministrada pelos advogados Hadyme Arcádia de Freitas e João Victor, integrantes da Comissão de Combate ao Assédio Moral e Sexual da OAB/AC.

“É fundamental que empregados e empregadores conheçam seus direitos e deveres para prevenir e combater o assédio no ambiente de trabalho.” (Foto: Val Fernandes/Secom)
“É fundamental que empregados e empregadores conheçam seus direitos e deveres para prevenir e combater o assédio no ambiente de trabalho.” (Foto: Val Fernandes/Secom)

Durante a atividade, João Victor destacou que o conhecimento sobre o tema é fundamental tanto para empregados quanto para empregadores.

“Esse tema é de absoluta importância tanto para quem é funcionário público quanto para quem é funcionário da iniciativa privada, para quem é patrão e para todas as instituições. As leis, a cada dia, buscam não apenas punir quem pratica algum tipo de assédio moral ou sexual no ambiente de trabalho, mas também prevenir. É importante que não apenas o empregado, mas também quem emprega esteja ciente de seus direitos e deveres”, afirmou.

“Estamos promovendo essa palestra para conscientizar servidores e colaboradores sobre a importância de prevenir e combater o assédio no ambiente de trabalho”, declarou. (Foto: Val Fernandes/Secom)
“Estamos promovendo essa palestra para conscientizar servidores e colaboradores sobre a importância de prevenir e combater o assédio no ambiente de trabalho”, declarou. (Foto: Val Fernandes/Secom)

Ao promover o debate, a Prefeitura busca orientar os servidores sobre comportamentos que podem caracterizar assédio, os canais adequados para denúncias e as responsabilidades de cada profissional na construção de relações de trabalho saudáveis.

Programação destacou ainda que a prevenção ao assédio exige comprometimento coletivo, conscientização e práticas que assegurem segurança e respeito a todos os profissionais. (Foto: Val Fernandes/Secom)
Programação destacou ainda que a prevenção ao assédio exige comprometimento coletivo, conscientização e práticas que assegurem segurança e respeito a todos os profissionais. (Foto: Val Fernandes/Secom)

O superintendente da RBTrans, cel. Marcos Roberto Coutinho, ressaltou que o encontro amplia o acesso dos colaboradores à informação e contribui para a prevenção de situações inadequadas dentro do ambiente institucional.

“Estamos realizando uma palestra de combate ao assédio no ambiente de trabalho para mostrar ao nosso público e a todos os colaboradores a importância do conhecimento sobre esse tema”, declarou.

A programação também reforçou que a prevenção ao assédio depende do comprometimento coletivo, da conscientização e da adoção de práticas que garantam segurança e respeito a todos os profissionais.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários