
Em clima de festa junina, os pacientes internados na Unidade de Atendimento Imediato 2 (UAI 2) do Hospital Ophir Loyola participaram do Arraiá do Afeto, uma manhã especial marcada por música, dança e muito acolhimento. A programação contou com apresentação do cantor Paulinho Moreno e de integrantes da quadrilha junina Azabumba, de Ananindeua, proporcionando momentos de alegria e descontração durante o tratamento.
A iniciativa foi organizada pela equipe multiprofissional da unidade e teve como objetivo reforçar o cuidado humanizado, promovendo bem-estar emocional e fortalecendo os vínculos entre pacientes, familiares e profissionais de saúde.
Em tratamento na unidade, a paciente Joana dos Santos Gomes, de 63 anos, destacou a importância de ações como essa durante o período de internação.
“Eu acho tudo isso lindo, acho animado, é muito bom, alegra a gente que está em enfermidade. Eu amo esses momentos, me faz mais feliz enquanto eu estou aqui”, afirmou.
Segundo a assistente social da UAI, Mônica Vilhena, o Arraiá do Afeto foi pensado para que os pacientes continuem se sentindo pertencentes às celebrações vividas fora do ambiente hospitalar.
“O nosso sentimento é que os nossos pacientes tenham pertencimento e se sintam acolhidos. Eles estão aqui dentro, mas que não esqueçam da vida lá fora. Procuramos trazer um pouquinho do que está acontecendo neste mês junino para dentro do hospital. A cura não está apenas na medicação; ela também faz parte do afeto, do cuidado e de eles se sentirem participantes de algo. Essas ações fazem toda a diferença no processo de recuperação”, ressaltou.
A assistente social também destacou que toda a programação foi construída em conjunto com a equipe multiprofissional, priorizando atividades voltadas aos pacientes.
O voluntário Renan Oliveira, integrante da quadrilha Azabumba, falou sobre a emoção de participar da ação. “Meu sentimento de estar aqui é de gratidão por trazer um pouco de alegria para os pacientes. É um trabalho bonito. A festa junina é uma manifestação cultural muito especial, e acredito que trazer essa alegria para dentro do hospital faz com que eles enxerguem a vida de uma forma mais leve e bela”, disse.
Mais do que celebrar o período junino, o Arraiá do Afeto reforçou o compromisso do Hospital Ophir Loyola com a assistência humanizada, demonstrando que gestos de carinho, cultura e acolhimento também fazem parte do processo de cuidado e contribuem para tornar a internação mais leve e significativa para os pacientes.