Sexta, 26 de Junho de 2026
Publicidade

Governador Fábio Mitidieri entrega escola totalmente modernizada e segunda creche-escola do programa Ameei em Aracaju

Obras somam investimentos de mais de R$ 10,8 milhões e reforçam o compromisso do Governo de Sergipe com a melhoria da infraestrutura educacional

Por: Editoração Fonte: Secom Sergipe
26/06/2026 às 15h47
Governador Fábio Mitidieri entrega escola totalmente modernizada e segunda creche-escola do programa Ameei em Aracaju
Foto: Reinaldo Moura

O governador Fábio Mitidieri inaugurou nesta sexta-feira, 26, a reforma, ampliação e modernização do Colégio Estadual Professor Acrísio Cruz, no bairro Siqueira Campos, em Aracaju, e entregou a Creche-Escola Manoel de Carvalho Garção, no bairro Bugio. Juntas, as duas obras somam investimentos de mais de R$ 10,8 milhões e reforçam o compromisso do Governo de Sergipe com a melhoria da infraestrutura educacional, desde a educação infantil até o ensino médio.

As entregas correspondem à 96ª e à 97ª obras concluídas pela gestão estadual na área da Educação entre 2023 e 2026. Além de ampliarem o acesso a ambientes modernos, seguros e acessíveis, os novos equipamentos proporcionam mais conforto para estudantes, professores e demais profissionais da educação, contribuindo para melhores condições de ensino, aprendizagem e permanência escolar.

Fábio Mitidieri ressaltou que a gestão tem priorizado a educação e enfatizou a transformação promovida nas unidades de ensino. "Começamos a manhã com uma pauta que eu gosto demais: educação, com a 96ª escola entregue e a 97ª com a creche do Ameei. O Acrísio Cruz é uma escola de 1978 que havia passado por apenas uma reforma, em 1991. Agora entregamos uma escola totalmente nova, com quadra coberta, arquibancada, vestiários, laboratórios de informática e de ciências, auditório, biblioteca, espaço maker e refeitório ampliado. Estamos transformando sonhos em realidade e oferecendo aos estudantes a infraestrutura que eles merecem, valorizando também os professores com este investimento", afirmou.

Modernização

Com investimento de R$ 5.302.026,69, oriundo integralmente do Tesouro Estadual, o Colégio Estadual Professor Acrísio Cruz passou por uma ampla transformação estrutural. A unidade, que atende atualmente 532 estudantes dos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio em tempo parcial, recebeu reforma, ampliação, modernização e climatização completa.

Entre as principais intervenções estão a construção de uma nova quadra poliesportiva padrão Seed, com arquibancadas e vestiários, além de auditório, refeitório, espaço maker, quiosques e pergolados. A escola também ganhou revisão completa da cobertura, reforma dos laboratórios, biblioteca, sala de recursos, cozinha, setores administrativos e sanitários, além de adequações de acessibilidade, implantação do sistema de prevenção e combate a incêndio e pintura geral.

A climatização de todos os ambientes internos foi garantida por meio do programa Sinta o Clima, com investimento de R$ 268.410,23 na instalação de 46 aparelhos de ar-condicionado e ampliação da carga elétrica da unidade. A iniciativa proporciona mais conforto térmico, favorece o desempenho dos estudantes e contribui para a redução da evasão e da infrequência escolar.

Ao enfatizar que a nova estrutura fortalece o processo de ensino e aprendizagem e amplia as oportunidades para estudantes e servidores, a secretária de Estado da Educação, Gilvânia Guimarães, ressaltou que a reforma atende a uma antiga reivindicação da comunidade escolar. "Quando entregamos um espaço como esse, oferecemos condições dignas para que professores ensinem, estudantes aprendam e servidores trabalhem com qualidade", afirmou.

Para quem convive diariamente com a realidade da escola, a entrega representa um novo momento para a comunidade escolar. A diretora do Colégio Estadual Professor Acrísio Cruz, Ana Paula dos Santos, destacou a emoção de ver concretizado um antigo sonho. "Hoje celebramos um novo Acrísio Cruz. Nossa comunidade aguardava essa reforma há muitos anos e agora nossos estudantes contam com quadra esportiva, laboratórios de informática e ciências, sala maker, sala de recursos e um auditório. Eles estão muito felizes porque agora têm ambientes adequados para desenvolver as atividades com mais conforto", disse.

De acordo com a estudante do 1º ano do ensino médio, Lavínia Arcanjo, a transformação superou todas as expectativas dos alunos. "Quando entrei aqui, fiquei surpresa. A escola era muito diferente e agora parece um sonho realizado. O auditório, os laboratórios, a quadra e as salas climatizadas vão motivar ainda mais os alunos. Eu quero terminar meus estudos aqui e seguir meu sonho de ser pediatra", destacou.

Primeira infância

Ainda nesta sexta-feira, o governador entregou a Creche-Escola Manoel de Carvalho Garção, segunda unidade concluída pelo Programa de Apoio aos Municípios para Expansão da Educação Infantil (Ameei), iniciativa integrante da Política Estadual da Primeira Infância – Ser Criança.

Com investimento de R$ 5.507.110,71, a unidade foi construída para atender, em média, 216 crianças da educação infantil, ampliando a oferta de vagas na rede municipal de Aracaju e fortalecendo o regime de colaboração entre Estado e município.

A creche-escola foi projetada para atender diferentes faixas etárias, com dez salas destinadas à creche e à pré-escola, além de sala de recursos, sala de amamentação, lactário, fraldários, playground, área de lazer, espaços de convivência, pátio coberto, refeitório infantil e ambientes administrativos. A estrutura também conta com acessibilidade plena, iluminação em LED, sistema de combate a incêndio, cobertura termoacústica e climatização completa por meio da instalação de 15 aparelhos de ar-condicionado, realizada pelo programa Sinta o Clima.

Ao destacar que a ampliação da rede de creches representa um investimento no futuro das crianças sergipanas, a primeira-dama e secretária de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania (Seasic), Érica Mitidieri, enfatizou a importância da proteção à primeira infância e do trabalho integrado entre os órgãos públicos. "Esse é um momento de muita emoção. Ouvimos de muitas mães e mulheres a necessidade de um espaço de cuidado para as crianças, porque a primeira infância, do zero aos seis anos, é a fase mais importante da vida. Estamos entregando um equipamento pensado com muito carinho, que fortalece o desenvolvimento infantil e oferece às famílias um ambiente de cuidado, proteção e dignidade. É uma política pública que estamos fortalecendo desde o início da gestão e que prepara as crianças para um futuro melhor e uma sociedade melhor", afirmou.

O governador Fábio Mitidieri também pontuou que a entrega da segunda unidade do programa Ameei no estado representa mais um avanço da política estadual voltada à primeira infância e reforçou o compromisso do Governo de Sergipe com a expansão da educação infantil em parceria com os municípios. "Iniciamos as primeiras entregas do Ameei, que é uma parte da política pública da primeira infância. O programa recebeu um investimento de R$ 400 milhões para a construção de 75 creches. Dessas, 20 estão em obras, oito serão entregues até julho e esta é a segunda unidade concluída, sendo a primeira em Lagarto e, agora, a primeira na nossa capital. Também já estamos concluindo a creche do 18 do Forte, em Aracaju. Essas entregas representam dignidade, acolhimento e cuidado. Queremos que as crianças se sintam abraçadas e que as famílias tenham a tranquilidade de trabalhar sabendo que seus filhos estão em um ambiente seguro e preparado para recebê-los com carinho", afirmou.

A secretária Gilvânia Guimarães evidenciou que o Ameei reforça a parceria entre Estado e municípios para ampliar a oferta de vagas na educação infantil. "O Ameei é um programa de apoio aos municípios para a expansão da educação infantil. Estamos trabalhando em regime de colaboração porque essa é uma pauta que nenhum município consegue enfrentar sozinho. Aqui no Bugio entregamos uma creche para 216 crianças em tempo integral, oferecendo um espaço seguro para que as famílias possam trabalhar, estudar e cuidar melhor dos seus filhos", frisou.

A parceria entre Estado e município também foi enaltecida pela prefeita de Aracaju, Emília Corrêa, que afirmou a importância do trabalho conjunto para ampliar o atendimento às crianças da capital. "O Estado fez a parte dele e agora é com a gente. Essa união entre Governo do Estado, Prefeitura, Governo Federal e também o setor privado é muito importante, porque o cofre público não consegue dar conta de tudo sozinho. Acreditamos na união de gestões com o mesmo objetivo: entregar resultados para a população. O Bugio recebe hoje uma creche que será administrada pela Prefeitura e queremos ampliar ainda mais esse cuidado, porque é na primeira infância que construímos o futuro das nossas crianças", declarou.

Com as duas entregas, o Governo de Sergipe alcançou a marca de 97 obras inauguradas na Educação desde 2023, totalizando investimentos superiores a R$ 247 milhões. As inaugurações também consolidam os avanços do programa Sinta o Clima, que já climatizou 260 escolas estaduais e cinco creches, somando cerca de R$ 147 milhões investidos e 5.500 aparelhos de ar-condicionado instalados em unidades da rede pública estadual.

Foto: Reinaldo Moura
Foto: Reinaldo Moura
Foto: Reinaldo Moura
Foto: Reinaldo Moura
Foto: Reinaldo Moura
Foto: Reinaldo Moura
Foto: Reinaldo Moura
Foto: Reinaldo Moura
Foto: César de Oliveira
Foto: César de Oliveira
Foto: César de Oliveira
Foto: César de Oliveira
Foto: César de Oliveira
Foto: César de Oliveira
Foto: César de Oliveira
Foto: César de Oliveira
Foto: César de Oliveira
Foto: César de Oliveira
Foto: César de Oliveira
Foto: César de Oliveira
Foto: César de Oliveira
Foto: César de Oliveira
Foto: César de Oliveira
Foto: César de Oliveira
Foto: César de Oliveira
Foto: César de Oliveira
Foto: César de Oliveira
Foto: César de Oliveira
Foto: César de Oliveira
Foto: César de Oliveira
Foto: César de Oliveira
Foto: César de Oliveira
Foto: César de Oliveira
Foto: César de Oliveira
Foto: César de Oliveira
Foto: César de Oliveira
Foto: César de Oliveira
Foto: César de Oliveira
Fotos: César de Oliveira
Fotos: César de Oliveira
Fotos: César de Oliveira
Fotos: César de Oliveira
Foto: César de Oliveira
Foto: César de Oliveira
Foto: César de Oliveira
Foto: César de Oliveira
Foto: Reinaldo Moura
Foto: Reinaldo Moura
Foto: Reinaldo Moura
Foto: Reinaldo Moura
Foto: Reinaldo Moura
Foto: Reinaldo Moura
Foto: Reinaldo Moura
Foto: Reinaldo Moura
Foto: Reinaldo Moura
Foto: Reinaldo Moura
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários