Sexta, 26 de Junho de 2026
Publicidade

Curso sobre gestão e fiscalização de contratos administrativos é ministrado aos servidores do Iperon

Com o objetivo de aprimorar os conhecimentos dos servidores que atuam na gestão e fiscalização contratual, o Instituto de Previdência dos Servidore...

Por: Editoração Fonte: Secom Rondônia
26/06/2026 às 15h16
Curso sobre gestão e fiscalização de contratos administrativos é ministrado aos servidores do Iperon
Iperon capacita servidores para atuarem com responsabilidade, integridade e compromisso com o interesse público

Com o objetivo de aprimorar os conhecimentos dos servidores que atuam na gestão e fiscalização contratual, o Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Estado de Rondônia (Iperon) realizou, no dia 17 de junho, o curso “Gestão e Fiscalização de Contratos Administrativos”. A formação reuniu servidores da autarquia em uma programação voltada à execução dos contratos públicos e à aplicação da Lei nº 14.133/2021 .

O curso foi ministrado pelo Procurador do Estado de Rondônia, Fábio de Sousa Santos, que apresentou os principais aspectos da execução contratual, com foco nas atribuições dos gestores e fiscais nos procedimentos administrativos e na prevenção de inconsistências durante a vigência dos contratos.

A CAPACITAÇÃO

A capacitação foi desenvolvida com metodologia ativa, utilizando estudos de caso, simulações e atividades práticas baseadas em situações enfrentadas na administração pública. Os participantes discutiram temas relacionados à documentação contratual, fiscalização de bens e serviços, alterações contratuais, equilíbrio econômico-financeiro, aplicação de penalidades e uso da inteligência artificial como ferramenta de apoio à gestão.

A programação também contemplou exercícios práticos para elaboração de notificações, termos de recebimento e outros documentos utilizados no acompanhamento dos contratos administrativos.

A formação impulsionou o conhecimento dos servidores na condução dos processos relacionados à execução contratual, evidenciando o pleno cumprimento das normas legais e o acompanhamento adequado das obrigações assumidas pelas empresas contratadas. Os temas abordados foram: os fundamentos do contrato administrativo; a segregação de funções entre gestores e fiscais; as rotinas de fiscalização; o tratamento de intercorrências; as alterações contratuais e o processo administrativo sancionatório.

O presidente do Iperon, Tiago Cordeiro destacou que a iniciativa integra as ações de desenvolvimento institucional promovidas pela autarquia.“A atualização constante dos servidores é fundamental para que os processos sejam conduzidos com segurança, eficiência e observância à legislação. Esse investimento reflete diretamente na qualidade da gestão dos serviços prestados pelo Instituto.”

Fonte
Texto: Ruth Abreu
Fotos: Iperon
Secom - Governo de Rondônia

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários