
Durante agenda na Capital, também foi sancionada lei que amplia o Passe Livre Estudantil e autorizada construção da areninha do Passaré
Para ampliar o acesso das crianças de Fortaleza à educação de qualidade, o Governo do Ceará e a Prefeitura autorizaram, nesta sexta-feira (26), no bairro Parque Dois Irmãos, a construção de 10 novos Centros de Educação Infantil. O investimento é superior a R$ 35 milhões, com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
O governador Elmano de Freitas e o prefeito Evandro Leitão participaram da agenda, que também contou com a assinatura da ordem de serviço de uma areninha no Passaré e a sanção da lei que amplia o Passe Livre Estudantil para férias, fins de semana e feriados.
Também estiveram presentes o ministro das Relações Institucionais, José Guimarães; a vice-governadora do Ceará, Jade Romero; a presidente do FNDE, Fernanda Pacobahyba; entre outras autoridades.
Resultado da parceria FORtaleCE, os 10 CEIs serão construídos nos seguintes bairros: Lagoa Redonda, Passaré, Cajazeiras, Messejana, Jangurussu, Carlito Pamplona, Barra do Ceará, Itaperi, Barroso e São Bento.

O governador reafirmou o compromisso para fortalecer a educação pública cearense, que é referência nacional na alfabetização das crianças.
“A criança que entra no Centro de Educação Infantil aprende a ler mais cedo, ganha gosto pelos livros, e desenvolve melhor a vida escolar. É uma conquista muito importante para a educação e para as famílias de Fortaleza”, defendeu o governador, anunciando que o Estado deve construir mais 10 CEIs na Capital, além das unidades autorizadas por meio do FNDE nesta sexta (26).

Desde 2023, o Governo do Ceará já entregou 81 CEIs e mais 7 por meio do FNDE. Atualmente, 46 equipamentos estão em construção, e mais 77 em licitação.
O prefeito Evandro Leitão destacou a importância da parceria. Em Fortaleza, os novos 10 CEIs representam a abertura de 760 novas vagas na educação infantil, com 76 vagas por unidade.
“Quando assumimos a Prefeitura de Fortaleza, nós tínhamos 10 mil crianças que aguardavam vagas em creches. Conseguimos reduzir esse número com muito trabalho e parcerias com os governos federal e estadual, como essas novas que autorizamos. Hoje, ainda temos cerca de 2.500 crianças que estão aguardando vagas, mas queremos zerar esse número nos próximos meses”, detalhou.

Cada unidade dispõe de uma sala para Berçário (Infantil I); três salas de atividades (Infantil II e III, e Pré-Escola); uma sala multiuso para informática, leitura e atividades pedagógicas.
A fortalezense Raiane Silva Gomes, de 27 anos, já enfrentou por dois anos uma fila para conseguir vaga para a filha Cibelle, atualmente com 10 anos. Hoje, Raiane comemora a construção dos novos CEIs.

“O meu outro filho, Enzo Gabriel, tem dois meses agora. A gente precisa colocar as crianças no colégio para trabalharmos com tranquilidade. É sempre bom ter uma educação de qualidade, com tempo integral e acompanhamento para crianças”, disse.
A presidente do FNDE, Fernanda Pacobahyba, ressaltou que Fortaleza é capital brasileira que mais recebeu creches em 2026. “Nossa parceria acredita na creche, na escola em tempo integral, no Pé-de-Meia, que a educação resgata as pessoas”, enfatizou.
Ministro das Relações Institucionais, José Guimarães falou sobre os investimentos federais executados em parceria. “Dos investimentos do Novo PAC [Programa de Aceleração do Crescimento], de R$ 1,3 trilhão anunciado em 2023, temos quase 90% das obras em execução, e 63% delas concluídas. É uma revolução o que estamos fazendo em algumas áreas. O presidente Lula sempre diz que vai fazer o que for necessário para melhorar a educação pública”, pontuou.

Ainda no Parque Dois Irmãos, o prefeito Evandro Leitão sancionou, ao lado do governador e de estudantes, a lei que garante a ampliação do Passe Livre Estudantil para meses de férias escolares, fins de semana (sábados e domingos) e feriados. O investimento anual na iniciativa é de R$ 8,5 milhões.

“Foi um compromisso nosso a ampliação do Passe Livre, que agora estamos implementando com o apoio do governo estadual. Os estudantes vão ter a condição de ir à praia, teatro, cinema, ocupando os espaços públicos da nossa cidade”, acrescentou Evandro Leitão.
A partir de julho de 2026, os estudantes terão 2 passagens diárias gratuitas durante todos os dias. Mais de 269 mil pessoas já possuem a Carteira de Estudante de 2026.
O Passe Livre Estudantil terá impacto significativo para os alunos da rede pública: em média, 8 a cada 10 carteirinhas entregues pela Etufor são de estudantes da rede pública (municipal, estadual, federal ou bolsistas do Programa Universidade para Todos – Prouni).

Com investimento de R$ 1,5 milhão, o bairro Passaré vai ganhar uma nova areninha. A ordem de serviço foi assinada na agenda desta sexta-feira (26).
Nós últimos três anos, mais 156 areninhas foram inauguradas. Ao todo, o Ceará soma 456 areninhas em diversos municípios, sendo 119 só em Fortaleza. “A nossa juventude vai ter mais uma areninha. A gente não para de fazer areninha, fazer creche, aumentar vaga de hospital, trabalhar para melhorar a vida do povo do Ceará e de Fortaleza”, garantiu o governador Elmano de Freitas.
A nova areninha da Capital tem campo society (dimensão: 87×55 = 4.785,00 m²); grama sintética; acessos pavimentados; vestiários com banheiros; duas áreas de banco de reserva; alambrados e torres de iluminação; depósito para materiais esportivos; e torres de iluminação.