Quinta, 25 de Junho de 2026
Publicidade

População tem acesso a novos exames e cirurgias com investimentos do Estado no Hospital Regional de Itabaiana

Primeiro aparelho de ressonância magnética do interior do estado e nova torre de videolaparoscopia ampliam assistência à população da região agreste

Por: Editoração Fonte: Secom Sergipe
25/06/2026 às 21h40
População tem acesso a novos exames e cirurgias com investimentos do Estado no Hospital Regional de Itabaiana
População tem acesso a novos exames e cirurgias com investimentos do Estado no Hospital Regional de Itabaiana// Fotos: Felipe Goetenauer

Com o objetivo de ampliar o acesso da população a exames e procedimentos de alta complexidade, o Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), entregou ao Hospital Regional de Itabaiana (HRI) o primeiro aparelho de ressonância magnética do interior do estado, além de uma torre de videolaparoscopia e a reforma do novo Setor de Imagem Flávia Almeida Santana Souza. Os investimentos somam mais de R$ 11,6 milhões e fortalecem a assistência prestada aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

 As entregas representam um importante avanço para os moradores de Itabaiana e dos demais municípios que compõem a região de saúde, que passam a contar com serviços mais próximos de casa, reduzindo deslocamentos para outras localidades e ampliando o acesso a diagnósticos e tratamentos especializados.

 “Estou internado há alguns dias e tenho sido muito bem atendido por toda a equipe. A estrutura do hospital é boa e os profissionais são atenciosos. É importante ver novos investimentos chegando para melhorar ainda mais o atendimento à população da região” destacou o pedreiro Rivaldo Correia, de 23 anos. 

 A principal entrega do dia foi o aparelho de ressonância magnética, adquirido por R$ 10.840.000,00. O equipamento possui tecnologia de ponta que garante imagens de alta qualidade, maior conforto aos pacientes e redução do tempo de realização dos exames. A previsão é que o serviço esteja em funcionamento a partir do dia 13 de julho, após a conclusão dos treinamentos e protocolos exigidos pela fabricante.

 Para muitos usuários da rede estadual, a chegada do equipamento representa mais comodidade e rapidez no acesso ao diagnóstico. É o caso do caminhoneiro Gilmário Góis, de 40 anos,  que utiliza os serviços do Hospital Regional de Itabaiana e comemorou a novidade. “O atendimento do hospital já é excelente. Acredito que a chegada desses novos serviços vai ajudar muito a população, trazendo mais comodidade e evitando viagens para outros municípios em busca do exame. É uma iniciativa importante e aprovada por quem utiliza os serviços de saúde da região”, relatou.

 Além da ressonância magnética, a unidade recebeu uma nova torre de videolaparoscopia, equipamento utilizado em procedimentos cirúrgicos minimamente invasivos. A tecnologia permite a realização de cirurgias por pequenas incisões, reduzindo traumas, proporcionando uma recuperação mais rápida e oferecendo maior segurança durante os procedimentos.

 A acompanhante do irmão que está hospitalizado,  Rayane Santos, de 25 anos,  ressaltou os benefícios que os novos equipamentos trazem para quem precisa de atendimento especializado. “Meu irmão precisou passar por uma cirurgia e toda a família ficou apreensiva. Mas aqui recebemos todas as orientações e meu irmão foi atendido com rapidez e cuidado. Isso nos deu mais segurança durante todo o processo. Ver o hospital recebendo novos investimentos no setor de cirurgia é importante porque beneficia muitas famílias que dependem desse atendimento ”, disse Rayane. 

 Mais qualidade na assistência

 A nova torre de videolaparoscopia conta com tecnologia de última geração, oferecendo imagens em 4K e recursos avançados que auxiliam a equipe médica durante os procedimentos. O equipamento poderá ser utilizado em cirurgias gerais, ginecológicas, urológicas, do aparelho digestivo e em procedimentos diagnósticos.

 As entregas fazem parte de um conjunto de investimentos realizados pelo Governo de Sergipe para fortalecer a assistência hospitalar no interior do estado. O Hospital Regional de Itabaiana também segue com obras de reforma e ampliação do pronto-socorro, que já alcançaram 45,65% de execução.

 A reestruturação contempla a ampliação da recepção, construção de novos consultórios, laboratório clínico, salas de procedimentos e áreas de observação, ampliando a capacidade de atendimento da unidade.

 Referência para a região

 O Hospital Regional de Itabaiana é referência para 14 municípios da região e, somente neste ano, realizou 68.775 atendimentos e 224.198 exames. Com os novos investimentos, a unidade amplia sua capacidade de oferecer serviços cada vez mais modernos, resolutivos e humanizados para a população sergipana.

Primeiro aparelho de ressonância magnética do interior do estado e nova torre de videolaparoscopia ampliam assistência à população da região agreste
Primeiro aparelho de ressonância magnética do interior do estado e nova torre de videolaparoscopia ampliam assistência à população da região agreste
Primeiro aparelho de ressonância magnética do interior do estado e nova torre de videolaparoscopia ampliam assistência à população da região agreste
Primeiro aparelho de ressonância magnética do interior do estado e nova torre de videolaparoscopia ampliam assistência à população da região agreste
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários