Quinta, 25 de Junho de 2026
Publicidade

Pioneiras da Seleção feminina de futebol promovem o Mundial com ação em Copacabana

A Secretaria Municipal de Esportes do Rio de Janeiro (SMEL) realizou ação com ex-jogadoras da seleção brasileira e integrantes de programas parceir...

Por: Editoração Fonte: Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
25/06/2026 às 20h40
Pioneiras da Seleção feminina de futebol promovem o Mundial com ação em Copacabana
Ex-atletas da seleção brasileira abriram a contagem regressiva para o evento na Fan Fest. Foto: Gustavo Stephan/SMEL

A Secretaria Municipal de Esportes do Rio de Janeiro (SMEL) realizou ação com ex-jogadoras da seleção brasileira e integrantes de programas parceiros da Prefeitura a um ano da abertura Copa do Mundo Feminina da FIFA 2027™️, na quarta-feira (24/6). A 10ª edição começa no dia 24 de junho de 2027 e será a primeira na América do Sul. Na Fan Fest de Copacabana, na Zona Sul, o evento promoveu a valorização da história da modalidade.

– O futebol tem essa capacidade de comover, emocionar e mobilizar as pessoas. A nossa responsabilidade, enquanto cidade-sede, é incentivar a prática do esporte entre as mulheres e as meninas, combater através do esporte qualquer tipo de preconceito, conscientizar sobre a relevância da participação feminina na modalidade e deixar um legado importante na cidade – explica o secretário municipal de Esportes, Bruno Ramos.

A ação da SMEL levou ex-atletas pioneiras da Seleção feminina brasileira para interagir com o público, no tradicional ponto de encontro durante mundiais, com o objetivo de celebrar a data. As pioneiras jogaram altinha com as pessoas da Fan Fest, tiraram fotos e divulgaram o torneio do ano que vem.

– A competição será histórica e vai ajudar ainda mais no crescimento do futebol feminino. As meninas de hoje têm a oportunidade de realizar seus sonhos, jogando nas Vilas Olímpicas, nos parques, nos projetos sociais, dentro dos seus bairros e nas categorias de bases dos clubes e da seleção brasileira feminina. E isso já é um grande feito. Na minha época não tive essa oportunidade – lembra a ex-jogadora Fanta Motta.

A ex-atleta representou o Brasil nos Mundiais de 1991, na China; 1995, na Suécia; e 1999, nos Estados Unidos. Fanta, que é uma das madrinhas do projeto Rio: Capital do Futebol Feminino, acredita que a realização do torneio representa um marco para o desenvolvimento da modalidade e para as novas gerações de atletas. O programa da SMEL estimula a modalidade nas Vilas Olímpicas, com capacidade de atender até 500 alunas.

– É uma experiência muito especial. São mulheres que abriram caminhos para que meninas da minha geração pudessem sonhar mais alto. Poder estar perto delas, ouvir suas histórias e compartilhar esse momento em um dia de jogo do Brasil é algo inspirador. Tenho certeza de que eventos como esse incentivam mais mulheres e meninas a praticarem esportes – conta Pyetra Janelli, uma das participantes de iniciativas parceiras da SMEL presente no encontro.

O projeto Rio: Capital do Futebol Feminino está com inscrições abertas para meninas de 7 a 15 anos. Para fazer o cadastro é necessário comparecer pessoalmente às unidades que têm as atividades e apresentar as carteiras de identidade da aluna e de algum responsável, o documento de matrícula escolar e o comprovante de residência. Os dias, horários e locais disponíveis podem ser encontrados em www.instagram.com/smelrio .

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários