Quinta, 25 de Junho de 2026
Publicidade

Congresso discute os rumos da Assistência Farmacêutica no Sistema Único de Saúde, em Belém

Durante dois dias, farmacêuticos estão reunidos em evento apoiado pela Sespa

Por: Editoração Fonte: Secom Pará
25/06/2026 às 18h40
Congresso discute os rumos da Assistência Farmacêutica no Sistema Único de Saúde, em Belém
Foto: José Pantoja (Ascom/Sespa)

Com apoio da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), Belém passou a sediar, nesta quinta-feira (25), o IV Congresso de Assistência Farmacêutica (IV COPAF.26), com o tema central “Governança, Inovação e Articulação Intersetorial: Estratégias para o Fortalecimento da Assistência Farmacêutica no SUS”, o qual se propõe a discutir estratégias e articulações fundamentais para o fortalecimento da Assistência Farmacêutica no Sistema Único de Saúde (SUS) do Pará.

Realizado pela Sociedade Brasileira de Políticas Farmacêuticas (SBPFAR) em um hotel na região central de Belém, o congresso é destinado aos farmacêuticos das três esferas de governo, sobretudo os que atuam nas Unidades de Assistência Farmacêutica municipais, responsáveis pela execução da Política Nacional de Assistência Farmacêutica (PNAF) e pelo atendimento direto aos usuários no Estado.

A Assistência Farmacêutica é um dos segmentos do SUS e garante o acesso da população a medicamentos essenciais, seguros e de qualidade. No Pará, o trabalho desenvolvido pela equipe do Departamento de Assistência Farmacêutica (DEAF) da Sespa reforça iniciativas que priorizam a descentralização, a qualificação das equipes da atenção básica e a regionalização das práticas, permitindo que os municípios atuem conforme as necessidades locais e ao mesmo tempo alinhados com as diretrizes nacionais.

A coordenadora do DEAF, Larisse Freitas

De acordo com a coordenadora do Departamento, Larisse Freitas, a atividade se propõe a ser um espaço de articulação e construção coletiva entre gestores, pesquisadores e profissionais que atuam na área, com foco na qualificação da assistência farmacêutica. Oficinas, workshops e painéis integram a programação, além de debates sobre temas estratégicos como gestão, acesso a medicamentos e atualizações de normativas.

“Aqui reforçamos o protagonismo do Pará na construção de estratégias para ampliar o acesso e qualificar o uso de medicamentos no SUS, promovendo um espaço de diálogo qualificado, troca de experiências e construção de soluções que impactam diretamente o cuidado à população”, destaca.

O presidente da Sociedade Brasileira de Políticas Farmacêuticas (SBPFAR), Charleston Ribeiro, destacou que o congresso busca soluções práticas e sustentáveis para o SUS. “Na agenda deste congresso, abordaremos a incorporação de novas tecnologias e o acesso dos pacientes aos tratamentos, além da nova política de tecnologia em saúde. Esperamos que este encontro traga informações relevantes e soluções aplicáveis para fortalecer o setor”, declarou.

Patrícia Martins, coordenadora Estadual de Atenção Oncológica, fala durante o primeiro dia do Congresso

Na programação que se encerra nesta sexta-feira (26), será realizado o IV Encontro Estadual de Farmacêuticos da Secretaria de Saúde Pública do Pará, uma iniciativa DEAF da Sespa, que tem como objetivo criar um espaço propositivo para debates e trocas de experiências entre farmacêuticos(as) e gestores(as) atuantes na Assistência Farmacêutica no Pará, contribuindo para o aprimoramento das ações desenvolvidas na região.

Confira a programação completa aqui.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários