
A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet), iniciou nesta quinta-feira (25), a 8ª Semana Estadual de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento (SECTID), realizado no auditório do Guamá Hub, no Parque de Ciência e Tecnologia do Estado do Pará (PCT) em parceria com Fundação Guamá, em Belém.
Com o tema “Ela Inova: protagonismo feminino na Ciência e Tecnologia no Pará”, o objetivo é promover debates, rodas de conversas, visitas técnicas e fortalecer iniciativas que tenham atuação do público feminino, fomentando a produção cientifica e tecnológicas lideras por mulheres no Estado do Pará. O evento reuniu entre os participantes, estudantes, representantes da sociedade civil, da comunidade acadêmica, setor público e teve a coordenação de Tatiana Melo e Renato Cortez, ambos, respectivamente Diretora de Ciência e Tecnologia (DCT)e Coordenador do programa Estadual StartUp Pará da Sectet.
A cerimônia de abertura teve a palestra magna da Profa. Dra Lina Bufalino, Pró-reitora de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico da Universidade Rural da Amazônia (Ufra), com o tema: “Bioeconomia Amazônica e Inovação Sustentável”. A pesquisadora enfatizou a importância de integrar pesquisa, conhecimento e inovação tecnológica para enfrentar desafios sociais, destacando a relevância dos estudos científicos para soluções práticas na Amazônia.
“Apresentar como a produção científica desenvolvida na Amazônia pode ser transformada em soluções concretas para os desafios socioambientais da região, evidenciando o papel estratégico das mulheres na pesquisa, na inovação e na construção de uma Bioeconomia sustentável. Mais do que discutir resultados acadêmicos, a proposta é demonstrar como a ciência pode gerar impacto real por meio da integração entre universidades, comunidades, setor produtivo e políticas públicas”, afirmou a pesquisadora.
A diretora de Ciência e Tecnologia da Sectet, Tatiana Melo, enalteceu a importância de eventos como a semana, que retratem as produções lideradas por mulheres. “Nossa diretoria atua diretamente com o Programa StartUp Pará, que é um programa de incentivo e mentorias aos empreendedores que queiram acelerar suas pesquisas e negócios. Entendemos que o mercado hoje precisa expandir e valorizar mais a atuação de pesquisadoras, empresárias e estudantes. Por isso hoje, estamos aqui para celebrar e fomentar temáticas lideras por elas” disse.
Representantes de instituições acadêmicas e de pesquisa na região amazônica também participaram do evento, enfatizando a necessidade de um olhar mais cuidadoso e objetivo para os investimentos em pesquisas estratégicas para ciência e tecnologia. Universidades como a Federal do Pará (UFPA), Universidade Rural da Amazonia (Ufra), Centro Universitário Estácio, Fundação Guamá e Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa) destacaram a importância do apoio do governo do Estado, através da Sectet, em valorizar os pesquisadores locais e trazer para a comunidade amazônica o reconhecimento e popularização destes trabalhos.
“É preciso popularizar a ciência para que a sociedade reconheça a sua importância. Se todos nós tivéssemos que nos despir de tudo aquilo que é resultado da ciência, sairíamos daqui praticamente sem nada. Das roupas que vestimos aos sapatos, dos cosméticos aos equipamentos que utilizamos diariamente, tudo é fruto de pesquisa científica e inovação. Se retirarmos da nossa vida tudo aquilo que a ciência desenvolveu, perceberemos o quanto ela está presente em nosso cotidiano e como os investimentos em ciência e tecnologia são essenciais para o desenvolvimento da sociedade", afirmou o diretor-residente da Fapespa, Marcel Botelho.
Para a visitante Amanda Ste, estudante do curso de Zootecnia e domiciliada na cidade de Parauapebas, ressaltou que a semana de ciência e tecnologia é um momento importante, onde os alunos podem adquirir conhecimento e se integrar a outras comunidades acadêmicas. “Fiz questão de participar presencialmente da Semana de ciência e tecnologia, pois já participei de outro evento do programa StartUp Pará, onde minha equipe saiu vencedora do hackathon na minha cidade. Aqui é um momento importante para de discutir ciência e tecnologia e nos aproximar de pesquisadores tão importantes para a Amazônia”, afirmou a estudante.
A agenda contou ainda com uma roda de debate cujo tema abordado foi “Ciência Aplicada aos desafios amazônicos” e a programação seguiu pela parte da tarde com visitas técnicas aos laboratórios dos laboratórios residentes no PCT, com as oficinas de: “Tecnologias Supercríticas Aplicadas”, “Bioativos da Amazônia: da pesquisa à aplicação” e “Laboratório de Óleos da Amazônia”.
A programação continua nesta sexta-feira (26), a partir das 9h, com uma série de atividades voltadas à inovação, ciência e bioeconomia. Entre os destaques estão palestras temáticas, uma roda de conversa sobre o projeto STELAS, desenvolvido por alunas da Escola de Ensino Técnico do Estado do Pará (Eetepa) Dr. Celso Malcher, a palestra "Observatório da Bioeconomia", ministrada pelo professor e pesquisador Dr. Rommel Ramos, além do encontro "Meetup Mulheres que Inovam: trajetórias femininas que transformam o Pará", promovido pelo programa StartUp Pará. A programação será encerrada com um mini Arraial, proporcionando um momento de integração e confraternização entre os participantes.
Texto: Carla Couto/ Ascom Sectet