Quinta, 25 de Junho de 2026
Publicidade

Edições do ‘Sergipe é aqui’ fortalecem a conexão entre o Governo do Estado e a população da Grande Aracaju

Ações desenvolvidas nos municípios ampliam o alcance das políticas públicas e reforçam a presença do Estado junto à população

Por: Editoração Fonte: Secom Sergipe
25/06/2026 às 16h29
Edições do ‘Sergipe é aqui’ fortalecem a conexão entre o Governo do Estado e a população da Grande Aracaju
Foto: Flávia Daniela

Os mais de 423 mil habitantes da grande Aracaju foram contemplados com serviços e atendimentos realizados durante oito edições do programa itinerante ‘Sergipe é aqui’. A oferta de mais de 160 tipos de atendimentos em diversas áreas nos municípios da região demonstra o processo de descentralização desses serviços em todo o estado, facilitando a rotina e aproximando ainda mais o Governo do Estado da população.

Nos três anos de atuação, os municípios de Maruim, Santo Amaro das Brotas, Riachuelo, Laranjeiras, São Cristóvão, Nossa Senhora do Socorro, Barra dos Coqueiros e Itaporanga d’Ajuda receberam toda a estrutura itinerante, com salas, carretas e estandes.

Criado em fevereiro de 2023, o ‘Sergipe é aqui’ é um programa itinerante idealizado pelo Governo do Estado e coordenado pela Secretaria de Estado da Casa Civil (Secc). Com a Lei Estadual nº 9.174/2023, sancionada em 21 de março de 2023, que autorizou a transferência simbólica da capital e da sede do Governo durante a realização do programa, a ação oferece mais de 160 tipos de serviços em áreas como saúde, educação, assistência social, segurança pública, trabalho e agricultura.

Nos 74 municípios sergipanos, o programa se consolidou como ferramenta de cidadania, inclusão social e descentralização administrativa, sendo amplamente aprovado pela população.

Mais de 50 secretarias e instituições do Governo do Estado ofertam serviços reunidos em um único espaço em todas as edições. A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por exemplo, leva aos municípios as Carretas do Homem e da Mulher, onde são realizados exames como mamografia, ultrassonografia, exames laboratoriais e testes rápidos, além de consultas com cardiologista e urologista.

Já a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) disponibiliza serviços como emissão de documentos fiscais eletrônicos, nota avulsa eletrônica, inscrição de Microempreendedores Individuais (MEI) no Cadastro de Contribuintes do Estado de Sergipe e orientações sobre legislação tributária.

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura (Sedurbi) anuncia e entrega obras de infraestrutura urbana e rodoviária em cada município. Entre as intervenções mais frequentes estão pavimentação granítica e asfáltica, além da construção, reforma e ampliação de espaços públicos.

Na área da segurança pública, um dos serviços mais procurados é a emissão da carteira de identidade e da certidão de antecedentes criminais, por meio do Instituto de Identificação Papiloscopista Wendel da Silva Gonzaga (IIWSG). A Polícia Civil também oferece registro de boletins de ocorrência e palestras de conscientização sobre violência doméstica e familiar e proteção de grupos vulneráveis. O Corpo de Bombeiros, por sua vez, ministra palestras sobre primeiros socorros, prevenção e combate a incêndios, além de realizar exposições de materiais e equipamentos utilizados nas ocorrências.

Experiências que transformam

A lavradora Janiele Macedo emitiu a segunda via da Certidão de Nascimento e destacou a facilidade do atendimento durante a 9ª edição do ‘Sergipe é aqui’, em Itaporanga d’Ajuda. “É muito importante para nós termos acesso a serviços essenciais aqui perto de casa. Consegui resolver minha demanda sem precisar me deslocar para longe da minha comunidade. Quero agradecer ao Governo de Sergipe por trazer essas facilidades até nós”, afirmou.

A estudante da rede estadual Izabele Baltazar, 17 anos, conheceu os benefícios do ID Jovem — que garante passagens gratuitas de ônibus interestaduais e meia-entrada em eventos culturais — e emitiu o documento durante a 41ª edição, na Barra dos Coqueiros. “Agora vou poder visitar meu pai, que mora em São Paulo. Não o vejo há anos e nem sabia que isso era possível”, disse.

O projeto ‘Sorrir Sergipe’ participou da 18ª edição, em Laranjeiras, com exames para detecção precoce do câncer de boca. A dona de casa Lindinalva Vieira dos Santos elogiou o atendimento. “As equipes são muito atenciosas e nos tratam com cuidado. Além disso, orientam nossas crianças sobre higiene bucal. É um serviço muito importante”, contou.

A 69ª edição, em São Cristóvão, contou com a parceria entre os governos estadual e federal. Além do ‘Sergipe é aqui’, a população também teve acesso aos serviços do ‘Governo do Brasil na Rua’. Moradora da ocupação Nossa Senhora d’Ajuda, a dona Herinalda de Oliveira destacou a importância do atendimento. “Recebi diagnóstico de fibromialgia e artrite reumatoide e estou buscando benefícios. Aqui consegui atualizar meu RG e também informações sobre o Opera Sergipe. Foi uma oportunidade muito importante para mim”, relatou.

Entre os serviços mais procurados também estiveram os da Energisa, como cadastro na tarifa social, troca de titularidade, religação, segunda via e negociação de débitos. Na 51ª edição, em Nossa Senhora do Socorro, a comerciante Valéria Feitosa aproveitou para transferir a titularidade da conta de energia. “Vim resolver essa pendência e também fazer minha nova identidade”, disse.

Na 13ª edição, em Riachuelo, a trabalhadora Maria Lúcia Silva buscou atendimento para resolver pendências na carteira de trabalho. “O atendimento foi rápido e muito organizado. Consegui resolver meu problema”, afirmou.

Em Maruim, sede da 59ª edição, o estudante Marcônes Bardo destacou a variedade de serviços. “Fiz testes rápidos, recebi orientações sobre educação financeira e formalização. O programa é muito importante porque leva vários serviços para o município”, disse.

Em Santo Amaro das Brotas, durante a 11ª edição, o designer gráfico Leonardo Barreto buscou orientações sobre seguro-desemprego. “Fui bem atendido e consegui esclarecer minhas dúvidas”, contou o designer que, ao longo de todo o dia, teve acesso a mais de três serviços públicos e gratuitos durante a ação. 

Foto: Flavia Pacheco
Foto: Flavia Pacheco
Izabele Baltazar | Fotos: Jhennifer Laruska, Ascom Secc, Thiago Santos, Flávia Daniela, Marcos Panxão, Ascom Sead
Izabele Baltazar | Fotos: Jhennifer Laruska, Ascom Secc, Thiago Santos, Flávia Daniela, Marcos Panxão, Ascom Sead
Janiele Macedo
Janiele Macedo
Foto: Jhennifer Laruska
Foto: Jhennifer Laruska
Leonardo Barreto
Leonardo Barreto
Valeria Feitosa
Valeria Feitosa
Foto: Vieira Neto
Foto: Vieira Neto
Herinalda de Oliveira
Herinalda de Oliveira
Lindinalva Vieira dos Santos
Lindinalva Vieira dos Santos
Marcones Bardo
Marcones Bardo
Maria Lucia Silva
Maria Lucia Silva
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários