Quinta, 25 de Junho de 2026
Publicidade

Limpeza do Canal dos Tanques retira mais de 27 toneladas de resíduos e reforça prevenção para o período chuvoso

Serviço removeu lixo descartado irregularmente, melhora o escoamento da água e contribui para a preservação dos cursos d'água da capitalInter...

Por: Editoração Fonte: Prefeitura de Porto Velho - RO
25/06/2026 às 15h10
Limpeza do Canal dos Tanques retira mais de 27 toneladas de resíduos e reforça prevenção para o período chuvoso
Intervenção reduz o risco de transbordamentos e melhora o fluxo da água

Responsáveis pelo escoamento das águas da chuva e pela manutenção do equilíbrio ambiental nas áreas urbanas, os canais de Porto Velho passam por ações contínuas de desobstrução e manutenção. A mais recente ocorreu no Canal dos Tanques, que possui 12,02 quilômetros de extensão.

Os serviços levaram cerca de uma semana e mobilizaram 25 trabalhadores da Secretaria Executiva de Serviços Básicos (Sesb), vinculada à Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra). O resultado foi a retirada de 27,35 toneladas de resíduos descartados irregularmente no local, volume equivalente a cinco viagens de caminhão.

A intervenção reduz o risco de transbordamentos, melhora o fluxo da água e contribui para a preservação dos cursos d'água que atravessam a cidade. Além da função na drenagem urbana, esses ambientes servem de abrigo para diferentes espécies e ajudam a manter as condições ambientais das áreas próximas.

Segundo o secretário executivo de Serviços Básicos, Giovanni Marini, a remoção do lixo permite que os canais cumpram sua função e evita problemas que afetam diretamente a população.

Remoção do lixo permite que os canais cumpram sua função

"Grande parte do material retirado desses locais não deveria estar ali. Encontramos móveis, pneus, garrafas, sacolas e diversos outros resíduos descartados de forma irregular. Quando o canal fica obstruído, a água perde capacidade de escoamento, aumenta o risco de alagamentos e todo o sistema de drenagem da cidade é prejudicado", explicou Marini.

O gestor e geólogo disse que os resultados desse trabalho já podem ser observados em outras áreas do município. Um exemplo é o Igarapé do Botinha, onde ações sucessivas contribuíram para a redução do lixo acumulado e para o retorno de espécies como peixes, cutias e preás nas proximidades da nascente.

"Quando retiramos os resíduos e mantemos esses espaços conservados, o ambiente responde. O reaparecimento de animais demonstra a importância da preservação dos canais e igarapés para a recuperação dos ecossistemas urbanos".

O prefeito Léo Moraes lembra que a manutenção dos canais integra as medidas de preparação da cidade para o inverno amazônico e depende também da participação da população.

"Estamos atuando antes da chegada das chuvas mais intensas porque sabemos os impactos que a obstrução pode causar. Mas esse é um esforço que precisa da colaboração de todos. Quando o lixo recebe a destinação correta, os canais permanecem livres, a água segue seu curso e os riscos para a população diminuem", disse o prefeito.

Texto:Renata Beccária
Fotos:Secom

Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários