
O Ceará conquistou mais um importante resultado na educação pública brasileira. Em 2025, a rede estadual cearense registrou a maior participação do país entre estudantes concluintes do Ensino Médio que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
O índice de participação chegou a 82,86%, superando a média nacional, de 69,73%, e a média da Região Nordeste, que ficou em 75,96%. Ao todo, 104.133 estudantes da rede pública estadual se inscreveram no exame.
Logo atrás do Ceará aparecem Sergipe, com 81,28% de participação, e o Distrito Federal, com 80,73%. Os dados foram divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Para a secretária da Educação do Ceará, Jucineide Fernandes, o resultado é fruto de uma política pública construída ao longo dos anos e do trabalho desenvolvido diariamente pelas escolas da rede estadual.
“Essa liderança nacional reflete o compromisso de toda a nossa rede com o projeto de vida dos estudantes. É resultado de um conjunto de ações desenvolvidas pela Secretaria da Educação, por meio das escolas, que acompanham, orientam e incentivam os jovens em cada etapa da preparação para o Enem. Esse trabalho coletivo tem garantido que mais estudantes participem do exame e ampliem suas oportunidades de acesso ao ensino superior”, destaca a secretária.
Para garantir que nenhum estudante fique de fora do Enem e que todos cheguem preparados aos dias de prova, a Secretaria da Educação do Ceará (Seduc) mobiliza sua rede por meio do programa Enem Chego Junto, Chego Bem, política pública consolidada e desenvolvida de forma sistemática desde 2012.
A iniciativa é estruturada em sete etapas: documentação, isenção da taxa, inscrição, motivação, preparação, #EnemVou2Dias e ingresso no ensino superior.
Inicialmente, as escolas orientam os estudantes sobre a organização da documentação necessária, como CPF e RG. Em seguida, a rede realiza uma ampla mobilização para apoiar os alunos nos processos de solicitação de isenção e de inscrição no exame, garantindo que todos tenham acesso a essa etapa fundamental.
As fases seguintes envolvem acompanhamento pedagógico, orientação vocacional, ações motivacionais e atividades voltadas ao desenvolvimento das competências e habilidades exigidas pelo Enem. Nos dias de aplicação das provas, os estudantes contam com transporte e pontos de apoio organizados pela rede estadual.
Após a divulgação dos resultados, a Seduc segue acompanhando os jovens, oferecendo suporte para inscrição em programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e o Programa Universidade para Todos (Prouni), fortalecendo o acesso ao ensino superior.
O trabalho contínuo da rede pública estadual tem se refletido também no aumento do número de estudantes aprovados no ensino superior.
O total de alunos da rede estadual que conquistaram uma vaga em universidades saltou de 22.531, em 2024, para 27.690 aprovados no último ano, representando um crescimento de 23%.
Os resultados reforçam o protagonismo do Ceará no cenário educacional brasileiro e evidenciam o impacto de políticas públicas voltadas à permanência, ao sucesso escolar e à ampliação das oportunidades para a juventude cearense.
Ao longo de mais de duas décadas, o Enem consolidou-se como a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil. O exame é utilizado em programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade para Todos (Prouni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Além disso, instituições públicas e privadas utilizam o Enem como critério de seleção, de forma exclusiva ou complementar. Os resultados também podem ser aproveitados em processos seletivos de instituições portuguesas conveniadas ao Inep, ampliando as possibilidades de acesso ao ensino superior internacional.