
A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, recebeu, nesta terça-feira (23), uma visita institucional de representantes da Organização Internacional para as Migrações (OIM), agência vinculada à Organização das Nações Unidas (ONU).
O encontro teve como tema central a construção de uma proposta de cooperação entre o Município e a entidade internacional, com o objetivo de fortalecer as estratégias de acolhimento e atendimento à população migrante e refugiada em Rio Branco.
Durante a reunião, também foram discutidas iniciativas voltadas à proteção social, à garantia de direitos e à promoção de um atendimento mais humanizado às pessoas em situação de mobilidade humana.
O secretário municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, Ivan Ferreira, destacou o compromisso do prefeito Alysson Bestene com o estabelecimento de parcerias com organismos internacionais para o fortalecimento das políticas públicas municipais.
“Essa articulação com a OIM é fundamental para aprimorarmos nossas ações de acolhimento e garantirmos um atendimento mais humano e eficiente às pessoas em situação de vulnerabilidade migratória em nosso município”, afirmou o secretário.
Para o coordenador de Emergências da OIM, Daniel Pereira, a visita reforça a importância da articulação entre a gestão municipal e os organismos internacionais na construção de políticas públicas direcionadas às populações em situação de mobilidade humana.
A Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos reafirmou seu compromisso com o acolhimento digno, a proteção social e o fortalecimento de ações integradas destinadas ao atendimento de migrantes e refugiados em Rio Branco.



