Sexta, 29 de Novembro de 2024
18°C 26°C
Brasília, DF
Publicidade

Parceria entre Uespi e Tribunal de Justiça levará bem-estar a servidores do TJPI

Segundo o reitor da Uespi, professor Evandro Alberto, a iniciativa envolve ativamente estudantes bolsistas da universidade, assim como voluntários,...

Por: Rede THAP de Comunicação Fonte: Secom Piauí
19/12/2023 às 15h46
Parceria entre Uespi e Tribunal de Justiça levará bem-estar a servidores do TJPI
Foto: Reprodução/Secom Piauí

A parceria entre a Universidade Estadual do Piauí (Uespi) e o Tribunal de Justiça do Piauí (TJPI) fez nascer um importante projeto voltado para a promoção da saúde mental: o Projeto de Extensão “Se cuida”. O início das atividades está programado para janeiro de 2024, às terças e quintas-feiras, com atendimentos inicialmente voltados para os servidores do TJPI. A ação reúne uma equipe multiprofissional composta por fisioterapeutas, psicólogos, médicos e enfermeiros da Uespi.

Segundo o reitor da Uespi, professor Evandro Alberto, a iniciativa envolve ativamente estudantes bolsistas da universidade, assim como voluntários, que participarão nos atendimentos e da construção da base para a futura plataforma voltada ao bem-estar dos funcionários.

“Essa parceria desempenha um papel fundamental no desenvolvimento de pesquisas significativas, representando um exemplo claro de projetos inovadores no estado do Piauí. A expectativa é que esse projeto se destaque, uma vez que conta com uma equipe composta por excelentes profissionais e estudantes dedicados”, pontua Evandro Alberto.

Vinícius Oliveira, professor da Uespi e coordenador do “Se Cuida”, recebeu o convite do presidente do Tribunal de Justiça do Piauí (TJPI), Hilo de Almeida, para a promoção de um projeto que implementasse ações preventivas, identificando e minimizando gatilhos e momentos de estresse, com a intenção de reduzir o impacto dessas situações entre os colaboradores.

“Os problemas relacionados à saúde mental, especialmente pós-pandemia, afligem a todos e nos coloca numa situação em que precisamos buscar mecanismos para enfrentar essas situações. Nesse momento, planejamos atuar tanto presencialmente quanto através de uma plataforma digital de inteligência artificial em que estamos trabalhando. Embora o projeto esteja previsto para um ano de atuação, já almejamos avanços e ampliação das iniciativas ao longo do tempo", frisa Vinícius.

Segundo ele, o projeto conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi), que garantiu recursos para a implantação das atividades. Para o presidente da Fapepi, Xavier da Cruz Neto, o momento significa desenvolvimento de pesquisa. Ele destaca a importância de cuidar da saúde mental dos servidores.

“Dizem que a verdadeira inovação ocorre quando a ciência impacta positivamente a vida das pessoas e é exatamente isso que representa este acordo de investimento para o projeto. Inicialmente direcionado à promoção da saúde mental dos servidores do TJPI, nossa intenção é ampliar as ações para abranger todos os trabalhadores, reconhecendo a relevância crescente dessa temática nos dias atuais", ressalta Xavier. Ele destacou, ainda, a inovação adicional que o projeto trará, utilizando a inteligência artificial como um elemento transformador.

Marília Macedo, estudante do 10º período do Curso de Fisioterapia da Uespi, destaca que o projeto reúne uma equipe multiprofissional, composta por fisioterapeutas, psicólogos, médicos e enfermeiros. “Cada um desses profissionais vai desempenhar um papel específico em suas áreas, visando sempre aprimorar o bem-estar dos funcionários do TJPI. Este projeto é revolucionário e promete colher frutos tanto para o idealizador, nosso professor Vinícius Oliveira, quanto para nós, que estamos  aprimorando nossas habilidades e contribuindo para o avanço na área. Além disso, os beneficiários do projeto terão acesso a ações de promoção da saúde que certamente trarão impactos positivos a suas vidas", disse Marília.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí


 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários