Quarta, 24 de Junho de 2026
Publicidade

Estudante da rede estadual faz história ao se tornar a primeira alagoana com dois ouros consecutivos na OBMEP

Lília Fernanda Sousa Costa, de 14 anos, recebeu a premiação da 20ª edição das olimpíadas no Rio de Janeiro

Por: Editoração Fonte: Secom Alagoas
24/06/2026 às 08h50
Estudante da rede estadual faz história ao se tornar a primeira alagoana com dois ouros consecutivos na OBMEP
Premiação aconteceu na noite desta segunda-feira (22) no Rio de Janeiro - Acervo Pessoal
Nalu Ambrózio/ Ascom Seduc

Enquanto muitos jovens ainda descobrem seus caminhos, a matemática já abriu portas para o futuro de Lília Fernanda Sousa Costa. Aos 14 anos, a estudante do Colégio Tiradentes da Polícia Militar, unidade Agreste, em Arapiraca, escreveu seu nome na história da educação alagoana ao se tornar a primeira menina do estado a conquistar duas medalhas de ouro consecutivas na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP).


A mais recente conquista foi celebrada na noite de segunda-feira (22), durante a cerimônia nacional de premiação da 20ª edição da OBMEP, realizada no Hotel Windsor Oceânico, no Rio de Janeiro. Entre os 684 estudantes de todo o país que receberam a medalha de ouro, oito eram alagoanos. Entre eles, Lília se destacou por um feito inédito que ultrapassa os números e simboliza a força do talento, da dedicação e da presença feminina nas Ciências Exatas.




Uma trajetória marcada pela excelência


A conquista de Lília representa um marco para a educação pública alagoana. O resultado é fruto de uma trajetória construída com disciplina, persistência e paixão pela matemática. Em 2025, a estudante alcançou a maior pontuação entre os participantes do Nível 2 da OBMEP em Alagoas, categoria destinada aos estudantes do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental. No cenário nacional, figurou na 45ª posição entre os 200 medalhistas de ouro do nível.


O desempenho acompanha uma sequência de conquistas expressivas. Na Olimpíada Alagoana de Matemática (OAM), Lília também alcançou dois ouros consecutivos, obtendo, a maior nota de sua categoria.


“Primeiramente, agradeço a Deus pela conquista e agradeço aos meus pais, aos meus professores e a todos que fazem parte do Colégio Tiradentes por todo o apoio e suporte nesta jornada. Sem eles esta conquista não seria possível. Vejo esta premiação como uma chave que abre portas para o meu futuro e é reflexo do meu esforço, dedicação e amor pela matemática. Considero a OBMEP uma grande oportunidade de incentivo aos estudantes na área das Ciências Exatas, aproximando-os deste mundo”, comemorou a estudante.


De Alagoas para as competições internacionais


A trajetória de Lília ganhou ainda mais destaque neste ano. Em abril, ela se tornou a primeira alagoana selecionada para integrar a equipe brasileira que disputará o Pan-American Girls’ Mathematical Olympiad (PAGMO), competição que reúne jovens talentos femininos da matemática de diversos países das Américas e que será realizada na Colômbia.


Classificada em terceiro lugar entre as quatro estudantes escolhidas para representar o Brasil, ela encara a oportunidade como mais um passo em sua formação acadêmica.


“Estou muito feliz com esta conquista, certamente darei o meu melhor nesta competição. Aproveitarei esta oportunidade, sempre buscando aprender e evoluir. Quando soube do resultado, senti uma mistura de emoções. Comemorei bastante com meus pais e meus professores. Agradeço a Deus, aos meus pais e aos meus professores. Esta rede de apoio foi essencial para o meu desenvolvimento. Espero que esta conquista seja uma inspiração para aqueles que almejam participar de competições internacionais”, afirmou.




Alagoas em destaque na OBMEP


A edição 2025 da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas também trouxe resultados expressivos para a rede estadual de ensino. Ao todo, 21 estudantes conquistaram medalhas na esfera nacional da competição, sendo uma de ouro, duas de prata e 18 de bronze.


A rede estadual ainda alcançou 142 menções honrosas, totalizando 163 estudantes premiados nacionalmente. O desempenho inclui também o reconhecimento de dois professores e quatro escolas da rede.


Na etapa estadual da olimpíada, foram conquistadas 70 medalhas: quatro de ouro, 19 de prata e 47 de bronze. A premiação dos medalhistas de prata e bronze deve ocorrer ainda no segundo semestre de 2026.




Considerada a maior competição científica do país, a OBMEP reúne milhões de estudantes e desempenha um papel fundamental na identificação de talentos, no estímulo ao raciocínio lógico e na ampliação das oportunidades educacionais para jovens de todas as regiões do Brasil.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários