Terça, 23 de Junho de 2026
Publicidade

Paciente passa por cirurgia de alta complexidade no Hospital Metropolitano de Alagoas

O procedimento em Eliete da Silva foi realizado pela equipe de Neurocirurgia, que retirou tumor que comprometia a região dos olhos

Por: Editoração Fonte: Secom Alagoas
23/06/2026 às 13h30
Paciente passa por cirurgia de alta complexidade no Hospital Metropolitano de Alagoas
Eliete da Silva segue em acompanhamento com a equipe de neurocirurgia do Hospital Metropolitano de Alagoas - Brunno Afonso / Ascom Hospital Metropolitano de AL
Neide Brandão / Ascom Hospital Metropolitano de AL

A assistência especializada do Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA), em Maceió, transformou a vida da dona de casa Eliete da Silva, moradora do município de São Brás. Após anos convivendo com fortes dores de cabeça e alterações na região dos olhos, ela recebeu diagnóstico de um tumor cerebral e passou por uma cirurgia de alta complexidade realizada pela equipe de Neurocirurgia da unidade, que é vinculada à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).

Os primeiros sintomas surgiram com dores de cabeça frequentes e um incômodo persistente no olho esquerdo. Após realizar exames de imagem, Eliete da Silva foi encaminhada ao Hospital Metropolitano de Alagoas, onde iniciou o acompanhamento especializado, que levou ao diagnóstico e ao tratamento da doença.

“Fui muito bem assistida pelos neurocirurgiões. Precisava ser feita uma cirurgia de alta complexidade, porque foi necessária a retirada de parte do osso craniano e a reconstrução da região afetada. Desde então, continuo sendo muito bem acompanhada. Só tenho a agradecer a Deus e a cada profissional que cuidou de mim”, relatou a paciente.

Segundo o neurocirurgião João Paulo da Matta, o tumor se estendia para a região da órbita, provocando deformidades na estrutura óssea do crânio e deslocamento do olho. “O procedimento consistiu na retirada do tumor e na reconstrução da órbita, corrigindo essa deformidade”, explicou o especialista.

A cirurgia durou quase 5 horas e exigiu planejamento minucioso da equipe multiprofissional. Após o procedimento, Eliete da Silva permaneceu dois dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), seguindo depois para a enfermaria, onde realizou exames de controle e acompanhamento da recuperação.

“A evolução foi muito positiva. Ela permaneceu dois dias na UTI, seguiu para o quarto, realizou os exames pós-operatórios e recebeu alta hospitalar com uma recuperação rápida”, destacou o neurocirurgião.

Além do sucesso do tratamento, Eliete ressalta o acolhimento recebido durante toda a trajetória no hospital. “Aqui o acolhimento é perfeito. Não apenas os pacientes, mas também os acompanhantes são muito bem tratados. Sou grata a cada médico, enfermeiro e profissional que nos acompanha e nos trata com humanidade. Hoje estou bem e sigo sendo acompanhada no ambulatório do hospital”, afirmou.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários