Segunda, 22 de Junho de 2026
Publicidade

Governo de Sergipe realiza reunião para discutir instalação de sala de situação para monitoramento do El Niño

Realizada na sede da Seplan, a reunião discutiu a instalação da sala de situação para a elaboração de um plano de ação transversal para mitigar os ...

Por: Editoração Fonte: Secom Sergipe
22/06/2026 às 20h15
Governo de Sergipe realiza reunião para discutir instalação de sala de situação para monitoramento do El Niño
Fotos: Bruna Moura/Seplan

Durante uma reunião realizada na tarde desta segunda-feira, 22, com secretarias e órgãos do Estado, o Governo de Sergipe discutiu a instalação da sala de situação para o monitoramento e para a mitigação dos efeitos do El Niño. O momento ocorreu na sede da Secretaria Especial de Planejamento, Orçamento e Inovação (Seplan) e reuniu representantes de diversos órgãos da administração estadual para iniciar as discussões que visam garantir uma atuação transversal e estratégica, com o objetivo de minimizar com eficiência os impactos previstos do fenômeno.

Participaram da reunião representantes da Seplan, das secretarias de Estado do Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura (Sedurbi); da Agricultura, Desenvolvimento Agrário e da Pesca (Seagri); do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas (Semac); da Assistência Social, Inclusão e Cidadania (Seasic); da Saúde (SES); além de representantes da Defesa Civil de Sergipe, da Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema) e do Corpo de Bombeiros Militares (CBM/SE). 

O secretário da Seplan, Julio Filgueira, explica a importância de ações preventivas para minimizar os impactos do fenômeno. “Nos próximos dias, iremos apresentar ao governador Fábio Mitidieri um Plano Estadual de Mitigação para os Efeitos do El Niño, que integra um trabalho transversal e estratégico, com o monitoramento sendo realizado em tempo real por técnicos de diversas secretarias e órgãos estaduais. Realizamos este primeiro encontro a fim de alinhar as operações com foco na prevenção e antecipação de possíveis crises que possam acontecer em decorrência do El Niño”, destacou.

O secretário de Estado da Agricultura, do Desenvolvimento Agrário e da Pesca, Zeca da Silva, destacou que esse momento marca o início de uma série de outras reuniões, nas quais será iniciada a elaboração de um plano de ação para ser apresentado ao governador do Estado. “[O El Niño] é um evento que está nos preocupando muito, a gente já está sentindo, e os produtores, principalmente, já estão sentindo os impactos dessa a redução das chuvas. Essa reunião vai servir para que nós nos antecipemos. A partir daí, vamos fazer uma apresentação ao governador, um compilado de ideias e ações para que ele tome em posição, faça alguns investimentos e a gente atenue toda essa seca que está por vir”, ressaltou.
 
A instalação dessa sala de situação pelo Governo do Estado é um passo importante para garantir que os impactos diretos à população sejam minimizados, destacou o secretário em exercício da Semac, Samir Souza. “Integrar todas as secretarias num plano de ação é super importante. A gente vai continuar monitorando todos os efeitos possíveis, as consequências, e também já deixar acordado uma série de ações para que a população não venha a sofrer ou possa se adaptar aos efeitos gerados por esse fenômeno, que é natural e ocorre periodicamente”, explicou.

Sobre o El Niño
 
De acordo com especialistas, o fenômeno, que inicia com a chegada do inverno e atinge o ápice nos últimos meses do ano, deverá provocar redução das chuvas, calor extremo e risco de impactos nas usinas hidrelétricas na região Nordeste. Com a alteração do regime de chuvas e a alta na temperatura, a expectativa para a região é de secas severas, com riscos de incêndios florestais e ondas de calor a partir de agosto e setembro.

Desde maio deste ano, por meio da Semac, o Estado de Sergipe monitora o El Niño e realiza trabalhos preventivos, com foco em orientar a respeito dos efeitos, que podem impactar os recursos hídricos e a produção agrícola, especialmente se o fenômeno for intenso e persistente.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários