Segunda, 22 de Junho de 2026
Publicidade

Governadora Hana Ghassan visita novo Centro Administrativo do Estado

Instalações do novo Centro Administrativo do Estado (Ceade), no antigo hotel Vila COP, abrigará seis órgãos estaduais. Complexo de mais de 19 mil m...

Por: Editoração Fonte: Secom Pará
22/06/2026 às 20h00
Governadora Hana Ghassan visita novo Centro Administrativo do Estado
Foto: Bruno Cecim / Ag. Pará

A governadora do Pará, Hana Ghassan, visitou nesta segunda-feira (22) as instalações do novo Centro Administrativo do Estado (Ceade), que abrigará seis órgãos estaduais. O complexo, situado no antigo hotel Vila COP, conta com uma área de mais de 19 mil metros quadrados e será administrado pela Secretaria de Estado de Planejamento e Administração (Seplad).

A Controladoria-Geral do Estado do Pará (CGE) e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme) já estão instaladas no complexo. E ainda neste ano também vão ser transferidas para o local as sedes da Secretaria de Estado de Turismo (Setur), da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica do Pará (Sectet), da Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa) e da Agência de Regulação e Controle de Serviços Públicos do Estado do Pará (Arcon).

Durante a visita, a governadora Hana Ghassan destacou que a transformação do espaço em Centro Administrativo Estadual representa um dos principais legados permanentes da realização da COP 30 em Belém. A nova sede contribui para a integração dos órgãos públicos, para a redução de despesas e para a melhoria dos serviços oferecidos à população.

“É importante termos este Centro Administrativo, reunindo diversas secretarias e órgãos do Estado. Este espaço, que durante a COP 30, funcionou como hotel, e agora está sendo ocupado pelas secretarias estaduais. É muito bom ver aquilo que foi planejado estar acontecendo, porque aqui as secretarias poderão trabalhar de forma integrada, o que contribui para uma gestão mais eficiente. Além disso, haverá redução de custos para a população, já que muitos prédios atualmente alugados deixarão de gerar despesas. Portanto, este é um legado efetivo da COP: reduzir os custos da administração pública e reverter esses recursos em benefícios para a população”, detalhou a governadora Hana Ghassan.

Centro administrativo do governo

A mudança cumpre a proposta inicial de transformar o local em um novo centro administrativo estadual, a fim de gerar economia para a gestão pública e aumentar os investimentos em áreas essenciais. A estimativa é que o governo do Pará economize mais de R$ 15 milhões que são hoje destinados ao pagamento de aluguéis dessas instituições.

Para o secretário Ivaldo Ledo, titular da Secretaria de Estado de Planejamento e Administração (Seplad), os benefícios da iniciativa vão além da redução de custos e impactam diretamente a qualidade dos serviços oferecidos à população.

"Este projeto representa um passo importante na modernização da gestão pública do Estado. Ao transformar este espaço em um centro administrativo estadual, estamos reunindo serviços, otimizando estruturas e promovendo mais eficiência no atendimento à população. Além de melhorar a integração entre os órgãos públicos, a iniciativa permitirá economia. Esses recursos poderão ser redirecionados para áreas prioritárias, como saúde, educação, segurança e infraestrutura. Este investimento evidencia uma administração mais eficiente, responsável e comprometida com o desenvolvimento do Pará e com a melhoria da qualidade dos serviços prestados aos paraenses. Conforme um compromisso da nossa gestão, o Ceade fica como um legado da COP30 para Belém e para o Pará”, ressaltou Ivaldo.

Avanço administrativo

O titular da Sedeme, Mauro Bastos, destaca que o Ceade representa um importante avanço no fortalecimento da estrutura organizacional do governo do Pará.

“A nova instalação, legado da COP 30, foi projetada com foco na modernidade e na eficiência e reunirá seis órgãos governamentais, entre eles a Sedeme. O espaço oferecerá melhores condições para o desenvolvimento das atividades administrativas, ampliando a integração entre os órgãos públicos e contribuindo para a implementação de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento econômico sustentável do Pará, e à melhoria dos serviços prestados à população”, avaliou o secretário.

A Vila COP, foi implementada em parceria entre o governo do Pará e o governo federal, por meio da Itaipu Binacional. O espaço abrigou os chefes de Estado durante a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30), realizada em novembro de 2025. Agora é incorporado como Centro Administrativo do Estado.

A medida assegura o uso pleno da infraestrutura e contribui para a modernização da gestão pública, deixando um legado estruturante para Belém e para o Pará, ao transformar instalações temporárias em espaços públicos e institucionais permanentes. O modelo integrado de gestão promove racionalização de despesas, compartilhamento de recursos, otimização de contratos e maior eficiência administrativa.

Luiz Reimão, controlador-geral do Estado, destacou que a mudança da sede da CGE para o Ceade representa um avanço na estrutura de trabalho do órgão, fortalecendo a integração institucional e contribuindo para a modernização da gestão pública.

“Com a transferência da sede da Controladoria-Geral do Estado para o Centro Administrativo do Estado, passamos a oferecer aos servidores um ambiente mais confortável e funcional, além de ampliar a integração com os demais órgãos estaduais. A iniciativa reforça o compromisso institucional da CGE-PA com o aprimoramento da administração pública, além da promoção da integridade, da transparência e da eficiência”, ponderou.

Espaços para servidores

A servidora da Sedeme, Michelle Abdon, destacou os benefícios da nova estrutura para o trabalho dos servidores e ressaltou a importância da integração entre os órgãos estaduais no novo Centro Administrativo do Estado.

“É motivo de orgulho para nós, servidores públicos, integrarmos esse espaço. Estar em um ambiente moderno, funcional e bem estruturado melhora significativamente as condições de trabalho e proporciona mais conforto e eficiência no desempenho de nossas atividades”, avaliou a servidora.

“Além disso, a integração de diversas secretarias em um único local fortalece a comunicação e a cooperação entre os órgãos, tornando a administração pública mais dinâmica e acessível. Saber que este complexo é um dos legados da COP30 e que fará parte do futuro do Estado do Pará, como Centro Administrativo, torna este momento ainda mais especial, pois representa um investimento do governo do Pará na valorização do serviço público e na melhoria do atendimento à sociedade”, pontuou Michelle.

Maria Dinelli, servidora da CGE, ressaltou que a mudança para a nova sede representa o início de uma nova etapa para o órgão, marcada por melhores condições de trabalho, integração entre os órgãos estaduais e maior eficiência na prestação dos serviços públicos.

“Estamos iniciando neste novo prédio um ciclo de trabalho da Controladoria-Geral do Estado. É um espaço bem estruturado, iluminado, com um ambiente arejado e acolhedor. A centralização de serviços na nova sede, junto com outras secretarias, sem dúvida, irá trazer maior agilidade e eficiência nos resultados dos nossos trabalhos. Esperamos que nossa jornada no novo espaço seja repleta de crescimento e inovação”, disse a servidora.

O governo do Pará reafirma o seu compromisso com o funcionalismo público, implementando políticas estratégicas para a melhoria da gestão pública. Além disso, o Estado visa melhorias para a população paraense, voltando os investimentos dos recursos públicos para áreas como saúde, educação, infraestrutura, segurança, entre outras.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários