
O fluxo de turistas estrangeiros em Alagoas cresceu 105% nos primeiros cinco meses do ano em relação ao mesmo período do ano passado. De acordo com a Embratur, o número de turistas internacionais que desembarcaram no Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares saltou de 9.519, entre janeiro e maio de 2025, para 19.527 no mesmo período de 2026.
Apenas em maio deste ano, Alagoas recebeu 1.069 passageiros estrangeiros. O volume representa um crescimento de 58,84% em relação ao mesmo mês do ano passado, quando 673 visitantes internacionais desembarcaram no estado.
Para o secretário de Turismo de Alagoas, Paulo Kugelmas, o salto nos indicadores reflete a força do destino no mercado externo. "Dobrar o número de visitantes internacionais mostra que o nosso trabalho contínuo de promoção fora do país e a ampliação da malha aérea estão dando muito resultado. Alagoas tem se consolidado pela sua rede hoteleira e belezas naturais, atraindo novos mercados, o que é fundamental para movimentar a economia local e gerar mais empregos no nosso setor", destaca.
A Argentina segue como o principal mercado emissor para o estado. No acumulado de 2026, os argentinos lideram com folga (17.088 visitantes), seguidos por turistas de Portugal (1.281), Uruguai (372), Itália (270) e França (69).
O cenário do mês de maio confirmou essa tendência, com a chegada massiva de argentinos (923), acompanhados por portugueses (80), italianos (19), alemães (6) e uruguaios (6).
Novas conexões
A companhia aérea chilena JetSMART anunciou, na semana passada, em entrevista coletiva na Argentina, o novo voo direto entre Buenos Aires e Alagoas, que vai ser vendido a partir de julho e operado já a partir de dezembro deste ano.
Outra companhia aérea que anunciou nova conexão para o Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares foi a Latam. Entre dezembro de 2026 e fevereiro de 2027, a companhia realizará voos diretos com três frequências semanais, sempre às terças, sextas e domingos.