Turismo Turismo

Turismo deve ter plano de ação voltado para atender viajante 4.0

Workshop no Sebrae Alagoas debate e reúne ideias para impulsionar a inovação no setor

07/08/2023 às 16h59
Por: Rede THAP de Comunicação Fonte: ASN AL
Compartilhe:
A consultota Marta Poggi comanda o workshop que reuniu dezenas de integrantes do ecossistema para discutir inovação - Fotos: Julio Vasconcelos
A consultota Marta Poggi comanda o workshop que reuniu dezenas de integrantes do ecossistema para discutir inovação - Fotos: Julio Vasconcelos
Por Kelmenn Freitas - Partners Comunicação

Estratégias para impulsionar a inovação no turismo foi o tema de um workshop promovido pelo Sebrae Alagoas, esta semana, com a participação de gestores públicos, empresários, startups, instituições de formação profissional e entidades representativas do setor. A consultora Marta Poggi, especialista em turismo inovador, apresentou cases reais de negócios e ideias que dinamizaram o segmento em diversas regiões do Brasil. A abertura do evento contou com a participação do diretor-superintendente do Sebrae Alagoas, Vinicius Lages.

O ponto alto do workshop ocorreu durante uma dinâmica para coletar ideias para resolver os problemas de cinco macro eixos do turismo: Governança; Segurança; Sustentabilidade, Acessibilidade, Mobilidade e Transporte; Inovação, Tecnologia, Inteligência de dados; Experiência, Criatividade, Cultura; além de Mercado e Marketing.

As ideias apresentadas ajudam a abrir caminho para acolher as demandas do chamado viajante 4.0, termo muito usado para nomear o viajante ultraconectado, antes mesmo da crise sanitária de Covid-19. Hoje, no mundo pós pandemia, aceleraram-se os ritmos de mudanças e prioridades de consumo desse viajante.

Foi pensando nesse tipo de consumidor/turista que o Sebrae Alagoas realizou o encontro. “Trata-se de uma parceria entre a Unidade de Competitividade e Desenvolvimento (UCD) e a Unidade de Soluções e Inovação (USI), para estimular os atores de turismo local a criar um núcleo ativo dentro do ecossistema de inovação, com foco nas mudanças do mercado”, explica Amanda Pinto, analista do Sebrae Alagoas.

“Tivemos 62 participantes, entre empresários de diversos segmentos, artesanato, pessoal do setor academia, Secretaria de Turismo de Maceió, Abrasel, ABIH e ABAV. Durante a dinâmica de grupo, nós trabalhamos com base nos dados do estudo Destinos Turísticos Inteligentes e, para se tornar um deles, o destino precisa atuar com base nesses eixos, que são nove, no total. Agregamos alguns e criamos os cinco grupos trabalhados durante a dinâmica”, destaca.

As ideias apresentadas durante o workshop foram agrupadas e o objetivo agora é elaborar um plano de ação com base nos resultados, para ser aplicado pelas empresas do setor e demais integrantes da área.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários