Turismo Turismo
Estado investe R$ 13,7 milhões para pavimentar acesso a balneário de Altônia
O recurso foi destinado a fundo perdido pela Secretaria de Estado das Cidades e vai ajudar a desenvolver o turismo na região, além de melhorar a m...
08/12/2023 19h27
Por: Rede THAP de Comunicação Fonte: Secom Paraná
Foto: Reprodução/Secom Paraná

O acesso ao balneário Vila Yara, em Altônia, no Noroeste do Paraná, será todo pavimentado. O governador Carlos Massa Ratinho Junior esteve nesta sexta-feira (8) na cidade para anunciar um investimento de R$ 13,7 milhões para pavimentar o trecho de 13,6 quilômetros da Estrada Mestre, que liga o Centro do município ao balneário à beira do Rio Paraná, na divisa com o Mato Grosso do Sul.

O recurso foi destinado a fundo perdido pela Secretaria de Estado das Cidades e vai ajudar a desenvolver o turismo na região, além de melhorar a mobilidade da população e agilizar o escoamento da produção agrícola. A estrada, que com a requalificação vai passar a se chamar Rodovia João Barião, em homenagem a um morador de Altônia que faleceu em 2004, faz a ligação ao Parque Nacional de Ilha Grande e fica nas proximidades da Lagoa Xambrê, a maior do Paraná e a segunda maior do Brasil.

Para Ratinho Junior, o potencial turístico da região será fortalecido com a obra. “Temos um projeto de desenvolvimento do turismo regional no Paraná, e esta região, que fica à margem do Rio Paraná, tem um potencial gigante para o turismo náutico, de aventura e natureza. Mas para atrair turista, é preciso investir em infraestrutura, porque ninguém quer visitar um lugar sem uma estrutura adequada”, afirmou.

A pavimentação deve beneficiar uma população de 4 mil pessoas, facilitando o acesso dos moradores a serviços públicos e promovendo a integração da cidade com o distrito. “Há 25 anos foi feito um abaixo assinado mostrando a necessidade dessa obra, que agora estamos conseguindo transformar em realidade”, disse o governador. “Temos uma joia aqui que é o nosso Paranazão, que além de ser lindo, atrai muitas pessoas que praticam pesca esportiva, esportes náuticos. Com essa obra, tudo isso vai se potencializar, abrindo novos negócios que geram emprego e renda para a região”.

O secretário estadual do Turismo, Marcio Nunes, explicou que muitos municípios da Costa Noroeste, como Porto Rico, Icaraíma e São Pedro do Paraná, estão se desenvolvendo com a exploração de atividades turísticas. “Temos um manancial de água doce maravilhoso, de água limpa, cristalina, uma região onde faz bastante calor, o que torna o lugar excepcional para o turismo”, destacou.

“Quando se consegue fazer uma conexão da Vila Yara com Guaíra, Porto Camargo, Porto Figueira e Porto Rico, criamos um estímulo ao turismo náutico em toda essa região, tendo uma geração de emprego muito grande”, complementou.

O prefeito de Altônia, Claudemir Gervazoni, explicou que após a assinatura do convênio com o Governo do Estado, o município pretende licitar a obra no início do ano que vem, e já iniciá-la no primeiro semestre. “É um sonho da nossa população e graças a essa parceria, a obra vai ser executada. O projeto está aprovado, o convênio assinado e nos próximos meses a empresa que vencer a licitação pode entrar com a execução da obra”, afirmou. “Vai ser um grande avanço não só para Altônia, como para os outros municípios da região”.

Foto: Reprodução/Secom Paraná
Estrada fica perto da Lagoa Xambrê, a maior do Paraná. Foto: Conrado Age/AEN


PRESENÇAS– Participaram da solenidade o chefe de gabinete da Governadoria, Darlan Scalco; o vice-prefeito de Altônia, Claudemir Caetano; os presidentes da Câmara Municipal de Altônia, Laércio Escola; a da Associação dos Municípios Entre Rios (Amerios) e prefeito de Cafezal do Sul, Mario Kazuo da Silva; e os deputados estaduais Alexandre Curi e Soldado Adriano José.