Educação Educação
Governo do Ceará assina acordo de cooperação com ministérios da Educação e da Defesa para instalação do ITA em Fortaleza
Documento é mais uma etapa para assegurar estrutura necessária para implantar unidade do Instituto que é referência nacional O governador Elmano de...
28/11/2023 23h10
Por: Rede THAP de Comunicação Fonte: Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

Documento é mais uma etapa para assegurar estrutura necessária para implantar unidade do Instituto que é referência nacional

O governador Elmano de Freitas assinou, nesta terça-feira (28), junto ao ministro da Educação, Camilo Santana; o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro Filho; e o Comandante da Aeronáutica, Marcelo Kanitz Damasceno; o acordo de cooperação técnica para a implantação de campus do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) no Ceará.

Em mais essa etapa da cooperação e esforços entre os Governos Estadual e Federal para trazer o campus do Instituto para o terreno da atual Base Aérea de Fortaleza, o governador comemorou a importância do momento para o futuro do Ceará.

Foto: Reprodução/Secom Ceará

“É uma grande conquista para os cearenses. Os estudantes do nosso estado já representam 40% dos aprovados no vestibular do ITA. É um investimento muito importante para a educação e o desenvolvimento científico do Ceará. Estou muito feliz porque a escolha do nosso estado é estratégica para o nosso desenvolvimento. Há possibilidade de instalação de uma área de engenharia para energia no Ceará e temos desenvolvido uma busca de investimentos. Inclusive, já temos vários consolidados na área de energia renovável. A instalação do ITA no Ceará representa mais desenvolvimento e oportunidades para os cearenses”, celebrou Elmano de Freitas.

O processo de trazer o ITA para o Ceará teve início em agosto, com a assinatura do acordo de cooperação interministerial. Já a aprovação do projeto veio em outubro, com a entrega do relatório técnico. O ministro da Educação, Camilo Santana, enfatizou a relevância do momento.

Foto: Reprodução/Secom Ceará

“É mais um passo importante que estamos dando para a concretização desse projeto, é um reconhecimento ao Nordeste brasileiro. Esse é um projeto que tem o olhar do presidente Lula, que está empolgado com esta implantação do ITA no Ceará, que vai mudar o fluxo dos nossos estudantes, que agora poderão também sair do Sul e Sudeste pro Nordeste”, pontuou Camilo Santana. “Será um grande passo para a educação no Nordeste, para os investimentos importantes em ciência, tecnologia e pesquisa para a região”, complementou.

O documento assinado nesta segunda (28) estipula uma série de prazos a serem cumpridos pelos próximos 12 meses – prazo a ser entregue o relatório final. A partir dessa assinatura, o Ministério da Defesa e o Comando da Aeronáutica têm 180 dias para a elaboração e entrega dos Cadernos de Necessidades, onde constarão todas as necessidades de reforma das estruturas físicas disponíveis e a construção de infraestrutura necessária para abrigar a estrutura administrativa e de ensino de um campus na Base Aérea de Fortaleza.

Além disso, o documento também dá o prazo de 60 dias para estabelecer as obrigações de cada um dos participantes do atual acordo. O próximo passo será a formulação e assinatura do Termo de Execução Descentralizada para aquisição de bens móveis e o Convênio para a realização das obras de infraestrutura.

Foto: Reprodução/Secom Ceará

O ministro da Defesa, José Múcio, descreveu esse projeto como um dos “mais importantes” de seu ministério. “Essa obra para mim tem um significado. Todas as vezes em que me pergunto sobre o que vim fazer neste ministério, esse projeto me alenta. Esse ITA do Ceará tem uma correção histórica. Nós nordestinos – desde muito tempo – nascemos olhando pro Sul, em questão de trabalho e educação, e eu fiquei extremamente feliz quando essa iniciativa foi tomada porque o Ceará agora vai mudar esse ciclo. Isso é uma conquista nordestina”, comentou. “Esse é o mérito de uma política séria. O Ceará deu ao Brasil o atestado de competência e nada questiona a ida do ITA para o Ceará”, finalizou.