O governo do Acre, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Acre (Fapac), realizará na próxima terça-feira, 5 de dezembro, o lançamento regional da nova chamada para Expedições Científicas, edital desenvolvido pela Iniciativa Amazônia+10 e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
São quase R$ 60 milhões em recursos para financiar pesquisas voltadas à expansão do conhecimento científico da sociobiodiversidade sobre áreas pouco conhecidas da maior floresta Amazônica.
“Enquanto o restante do planeta tem as riquezas industrializadas e os parques tecnológicos, nós temos um shopping de alto luxo: a floresta amazônica, com seus produtos e princípios ativos que podem alimentar e curar o mundo” argumentou Moisés Diniz, presidente da Fapac.
A Iniciativa Amazônia+10 é liderada pelo Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo a Pesquisas (Confap) e reúne 25 das 27 Fundações de Amparo à Pesquisa Estaduais do país, entre elas a Fapac e Secretaria de Indústria, Ciência e Tecnologia do Acre (Seict).
A nova Chamada está com submissões abertas até 29 de abril de 2024. O representante da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), Rafael Andery, Secretário Executivo da Iniciativa Amazônia+10, comparecerá ao lançamento regional em Rio Branco, que tem como principal objetivo esclarecer dúvidas dos pesquisadores doutores com projetos na área e demais interessados no assunto, como acadêmicos, professores e técnicos.
A entrada é livre e não haverá inscrição. Saiba mais detalhes sobre a Chamada aqui:www.amazoniamaisdez.org.br/chamadas