Educação Piauí
Estudantes usam o teatro para dar vida a livro sobre bullying e emocionam autor Mar'Junior
O evento faz parte do projeto Ação Literária, realizado pelo Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Pe. Joaquim Nonato Gomes.
28/11/2023 19h44
Por: Rede THAP de Comunicação Fonte: Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

Nesta terça-feira (28), em Teresina, o escritor carioca Mar’Junior, autor da obra “Pepita”, foi espectador privilegiado do espetáculo teatral que narrou a saga da personagem. A atividade faz parte do projeto Ação Literária, realizado pelo Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Pe. Joaquim Nonato Gomes, e foi encenada por alunos.

Pepita é protagonista de uma série de livros que abordam situações de bullying escolar e, após meses trabalhando a trilogia nas aulas de língua portuguesa, os alunos deram vida às narrativas da obra, estimulando reflexões sobre o tema. O autor esteve no CETI e conversou com os 438 estudantes sobre a obra, que conta a história de uma adolescente que passou a infância e adolescência sofrendo bullying, além da sua inspiradora história de vida.

Foto: Reprodução/Secom Piauí

Durante sua passagem pela unidade escolar, Mar’Junior fez, ainda, a doação de 30 livros para a biblioteca da escola e ministrou, junto com Patrick Moraes, ator e filho do escritor, uma oficina de teatro e literatura, com o ensino de técnica de adaptação do livro.

Eufóricos com a presença do autor, os estudantes criaram uma cena de entrevista na qual cada personagem relata vivências apresentadas no livro. A personagem principal da obra foi interpretada pela estudante Adriely Alexandre, que falou sobre a emoção de encenar um trecho do livro.

Foto: Reprodução/Secom Piauí

“Nosso grupo resolveu fazer um tipo de entrevista, como se cada um fosse o personagem principal. Estou muito feliz, porque jamais imaginei encontrar o autor e ter um livro com dedicatória. Foi uma sensação incrível representar uma personagem que me marcou tanto e tem essa história forte. Estou muito feliz por ter conhecido o Mar’Junior”, celebrou Adriely.

O estudante Benjamim Araújo aprovou a abordagem do tema bullying por meio de livros e do bate papo com o autor da obra. “Acho importante a escola apresentar estes temas através da literatura, pois é uma forma de termos uma noção das experiências vividas. Eu recomendo a leitura por trabalhar tópicos sensíveis e agradeço a oportunidade de tirar algumas dúvidas com o escritor”, pontuou o jovem.

Foto: Reprodução/Secom Piauí

Mar’Junior falou da satisfação em fazer esse trabalho com estudantes que leram Pepita. Ele já percorreu as cidades piauienses de Cocal de Telha, Nossa Senhora de Nazaré, Campo Maior, Altos e Teresina, com palestras e oficinas de produção literária.

“É um prazer estar na escola fazendo um trabalho positivo como este que temos feito no Brasil inteiro para os estudantes que leram Pepita. A literatura tem transformado a minha vida de tantas formas e este carinho com o público leitor destas histórias tem sido emocionante. Levo comigo todo o carinho recebido nestes dias no Piauí”, comentou o escritor.

Foto: Reprodução/Secom Piauí

No CETI Pe. Joaquim Nonato Gomes, escola jurisdicionada à 19ª GRE, a leitura tem contribuído para o desenvolvimento dos estudantes em outras expressões de arte. “A conversa com os estudantes e a encenação, com a presença do autor Mar’Junior, é resultado do trabalho desenvolvido em sala de aula, em que os alunos receberam os livros, trabalharam em sala e alguns encenaram trechos da obra. Na escola, temos o projeto ‘Clube de Leitura Saru’, para incentivar o teatro, a dança, a pintura, a partir das obras literárias”, explicou o gestor, Antônio Gomes.