Cerca de 200 moradores de Paulistana foram beneficiados com ação social promovida pelos estudantes matriculados nos cursos técnicos e profissionais do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Lucinete Santana da Silva, na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA TEC). Foram oferecidos testes de glicemia, aplicação de flúor, orientações sobre saúde bucal, orientações jurídicas, dicas para a segurança no trabalho e preservação do meio ambiente.
De acordo com a diretora Lucicleia Lima, estudantes e professores se engajaram na ação, onde os alunos puderam colocar em prática o que foi aprendido em sala de aula.
“Recebemos familiares, amigos dos alunos e a comunidade em geral para essa atividade e foi um momento emocionante, porque a ação social leva em consideração o que os estudantes aprenderam em sala de aula. A escola não apenas ensina, mas também presta serviços para a sociedade. Ademais, foi uma forma também de divulgar os cursos que oferecemos e as possibilidades de carreiras que os estudantes podem seguir”, afirmou a diretora.
A estudante do curso de Enfermagem, Janaína Rodrigues, aproveitou a ação para colocar em prática alguns procedimentos próprios da área, como verificação de pressão arterial e aplicação de testes de glicemia. “Foi uma ação gratificante de participar. Além de reforçar os nossos conhecimentos, tivemos um contato maior com a comunidade local e oferecemos diversos serviços e orientações”, contou a estudante.
O Ensino Profissional, Técnico e Tecnológico oferece uma abordagem prática, fomenta a inserção no mundo de trabalho e prepara os estudantes para as demandas profissionais. É essa modalidade de ensino que o Governo do Piauí tem apostado, especialmente por meio do projeto Seduc Tec.
“O Piauí é um estado referência em matrículas proporcionais no Ensino Médio com Ensino Profissional, Técnico e Tecnológico. Esse modelo gera fortalecimento de aprendizagem, melhora índices sociais e econômicos. Além disso, trabalha as habilidades socioemocionais dos jovens e favorece o ingresso no mundo do trabalho”, comentou o secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira.
Para 2024, o Ceti Lucinete Santana ofertará os cursos: Técnico em Segurança do Trabalho, Enfermagem, Sistemas de Energias Renováveis, Farmácia e Controle Ambiental e Sustentabilidade.
Para quem tem até 18 anos, os cursos serão associados à modalidade de Ensino Médio de Tempo Integral (manhã e tarde), já para os estudantes maiores de 18 anos, os cursos serão no turno da noite por meio do EJA TEC (Educação de Jovens e Adultos). O edital de matrículas será divulgado em breve.