A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) tem sete grupos cheerleaders, animadores de torcida vinculados a centros de ensino da instituição. Com apresentações que combinam coreografia, acrobacias, saltos e pirâmides humanas, os grupos se destacam como parte integrante do esporte universitário. Acesse a lista e seus contatos .
Iniciado em 2013 de maneira amadora, o cheerleading na Udesc ganhou formalização em 2022, consolidando a parceria entre o programa de extensão Pa-Kua Udesc e as equipes.
Esse compromisso resultou na criação do projeto cultural Cheer Udesc, que agora, em 2023, realiza suas atividades com o propósito de promover e fortalecer a cultura do cheerleading na universidade.
Oportunidades
Marina Rodrigues, bolsista do Programa de Apoio a Cultura (ProCult) da Udesc Cheer e capitã do grupo Demetra Cheers, do Centro de Educação Superior da Região Sul (Ceres), em Laguna, ressalta as oportunidades proporcionadas pelo cheerleading para o desenvolvimento de diversas habilidades.
“Além de contribuir para a desenvoltura dos atletas e das habilidades físicas adquiridas, o cheerleading nos capacita a aprimorar a colaboração em equipe, a estabelecer laços sólidos e a construir confiança mútua com nossos colegas de time”, destaca a acadêmica.
Eventos
Sob a coordenação do técnico Rogério Bodemüller Junior, os grupos cheerleading participam anualmente de dois eventos principais: os Jogos Internos da Udesc (Jiudesc) e os Jogos Brasileiros Universitários (Jubs). Além disso, preparam-se para outros campeonatos, como o Campeonato Paranaense e o Cheer Magic Champion.
As atividades não se limitam ao âmbito esportivo: os grupos Cheer Udesc também participam de mostras de dança, abertura de eventos, em parceria com as associações atléticas da universidade e prefeituras, entre outras apresentações e eventos externos.
Crescimento
De acordo com Bodemüller, os planos futuros para o projeto Cheer Udesc são “ambiciosos e direcionados ao contínuo crescimento e aprimoramento da modalidade dentro da universidade”.
“A intenção é estender a presença do cheerleading a todos os centros da Udesc, além dos já existentes, garantindo uma representação abrangente e inclusiva em toda a instituição”, afirma.
Processos seletivos
Os estudantes interessados têm a oportunidade de se juntar aos grupos participando dos processos seletivos, conhecidos como Try Outs, que ocorrem a cada semestre.
De acordo com Mariana Krüger, integrante do grupo Bulldogs Cheerleading, do Centro de Ciências Tecnológicas (CCT), em Joinville, não é preciso experiência prévia, basta interesse e comprometimento.
“Habilidade não é o fator decisivo para entrar na equipe ou não. As primeiras semanas do semestre são dedicadas a ensinar aos interessados de maneira efetiva, segura e divertida.”
Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail cheer.udesc@udesc.br .
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009