
O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) está analisando as propostas de três empresas interessadas na elaboração do Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/Rima) e do anteprojeto de engenharia da pavimentação da PR-405 entre Guaraqueçaba e Antonina, no Litoral.
10 empresas participaram da sessão de abertura de propostas realizada este mês, com três delas atendendo os critérios do edital quanto ao valor máximo da proposta de preço e apresentação de proposta técnica: Facilitta Assessoria Ambiental Ltda., STE Serviços Técnicos de Engenharia S/A, e MPR. O resultado da análise das propostas deve ser finalizado em janeiro , com a empresa com a melhor nota final sendo convocada para apresentar seus documentos para habilitação.
O trecho estudado começa em Guaraqueçaba e segue até o entroncamento com a PR-340, no território de Antonina, em uma extensão total de 76,61 quilômetros. O DER-Paraná é uma autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (Seil).
ESTUDOS– O EIA/Rima será composto por estudos e levantamentos apontando todos os possíveis impactos ambientais causados pela obra e opções para minimizar esses efeitos, garantindo que a pavimentação da rodovia seja feita de maneira sustentável. Eles abrangem fauna, flora, patrimônio arqueológico e patrimônio cultural da região, qualidade do ar, ruídos, recursos hídricos, comunidades indígenas e tradicionais, entre vários outros.
A elaboração do anteprojeto de engenharia em conjunto com o EIA/Rima vai garantir que as soluções propostas estejam alinhadas com todas as exigências ambientais do trecho e das comunidades que utilizam a rodovia. Elas devem contemplar melhorias para o entroncamento com a PR-340, nos acessos para terras indígenas e comunidades, nos acessos para pontos turísticos e outros espaços de interesse público, melhorias nas 13 pontes do trecho, acostamentos e/ou áreas de estacionamento, entre outras melhorias.
Por último, o edital também prevê a elaboração de estudos e providências para obter toda a documentação necessária para atender as exigências de licenciamento ambiental pelo Instituto Água e Terra (IAT), bem como demandas de outros órgãos envolvidos, incluindo o Iphan, Funai, Incra, entre outros.
CONSERVAÇÃO– Enquanto a rodovia não é pavimentada, o DER/PR garante a trafegabilidade do trecho por meio de contrato de conservação de rodovia não pavimentada exclusivo para a PR-405. Os serviços são realizados de forma rotineira, tendo começado em 2022. O investimento é de R$ 10.231.508,60.
Ele contempla serviços de conformação do subleito, regularização do leito com motoniveladora; cascalhamento; escavação de locais onde há necessidade do rebaixamento da plataforma da pista; reaterro; execução de bueiros tubulares de concreto; escavação de valas com escavadeira hidráulica ou retroescavadeira; escavação para saída de água; execução das alas dos bueiros com alvenaria de pedra de mão argamassada; e execução de camada de pedra jogada nas saídas dos bueiros, entre outras soluções.