Segunda, 15 de Dezembro de 2025
19°C 29°C
Brasília, DF
Publicidade

Gabriel Souza participa da abertura da 29ª edição da Schweinfest, em Nova Candelária

Neste domingo (14/12), o vice-governador Gabriel Souza esteve na abertura oficial da 29ª edição da Schweinfest, maior evento cultural e gastronômic...

Thapio Nunes
Por: Thapio Nunes Fonte: Secom RS
14/12/2025 às 19h50
Gabriel Souza participa da abertura da 29ª edição da Schweinfest, em Nova Candelária
Vice-governador destacou a importância do evento, que está próximo de completar 30 anos -Foto: Rodrigo Ziebell/GVG
Neste domingo (14/12), o vice-governador Gabriel Souza esteve na abertura oficial da 29ª edição da Schweinfest, maior evento cultural e gastronômico de Nova Candelária. Além da abertura, Gabriel participou do almoço típico, com diferentes pratos à base de carne de porco. O secretário de Desenvolvimento Econômico, Ernani Polo, e o secretário interino de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, Fernando Classmann, também participaram do evento.

O vice-governador destacou a importância do evento, que está próximo de completar 30 anos. “A Schweinfest representa muito mais do que uma celebração cultural. Ela mostra a importância da suinocultura para o Rio Grande do Sul, especialmente para essa região do Estado. Além disso, é uma forma de manter a tradição germânica, gerando oportunidades e impulsionando o desenvolvimento local e regional”, afirma.

Reconhecida como uma das festas mais emblemáticas da região Noroeste, a Schweinfest celebra a principal vocação econômica do município, a suinocultura. O evento integra oficialmente o calendário de eventos do Rio Grande do Sul.

Suinocultura em Nova Candelária

Com cerca de 3,1 mil habitantes, Nova Candelária se destaca pelos bons indicadores econômicos e sociais. O município figura entre as sete maiores economias da Associação dos Municípios da Fronteira Noroeste em retorno de ICMS e apresenta PIB per capita anual em torno de R$ 85 mil, um dos mais altos da microrregião. A base econômica está concentrada na produção primária, especialmente na suinocultura, bacia leiteira e agricultura de grãos, além de uma política ativa de incentivo à industrialização.

No cenário regional, o Norte do Rio Grande do Sul concentra mais de 70% da produção estadual de suínos, com crescimento contínuo nos abates e forte expansão das exportações, que tiveram alta próxima de 30% em 2025. Tem grandes indústrias do setor, gerando empregos, investimentos e consolidando o Estado como o terceiro maior produtor de carne suína do país.

Texto: Dayanne Rodrigues/Ascom GVG
Edição: Secom

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários