
Fotos: Washington Nery
Mais de 50 atletas de vários municípios disputaram medalhas e troféus, na manhã deste domingo, 14, no GP Campeões dos Campeões de BMX, realizado na moderna Pista Edmundo Araújo, localizada no bairro Sobradinho.
O rock alto, que tem ligação com a atitude do bicicross, o estalo da queda do portão onde os ciclistas se alinham e o ruído produzido pelo atrito dos pneus das bikes com o asfalto produzem uma mistura que alimenta e aumenta ainda mais a adrenalina entre os atletas.
O prefeito José Ronaldo de Carvalho, admirador do esporte, afirmou que o bicicross representa bem o município e que sempre conta com o apoio da Prefeitura. Lembrou ainda que a pista foi construída em uma gestão anterior de sua administração.
O prefeito conversou com os organizadores e passou a conhecer algumas curiosidades do esporte, que eleva e leva o nome de Feira de Santana para além das divisas do município e, em casos recentes, até mesmo além das fronteiras nacionais.
A pista, que possui 300 metros de extensão, é uma das mais modernas da Bahia. Todo o seu piso é asfaltado, estrutura que oferece melhores condições para o bom desempenho dos atletas.
A prova, na opinião de Laelson Rios, presidente da Associação Feirense de Bicicross, é importante para o esporte por encerrar a programação do ano. Segundo ele, trata-se de uma disputa com foco na confraternização. “Foi um ano de trabalho e de conquistas. Estamos nos preparando para que 2026 seja melhor do que 2025”, destacou.
O diretor da prova foi o veterano ciclista Carlos Ayala, campeão mundial de bicicross na Holanda, em 1992. Ginaldo, campeão continental e considerado um dos maiores nomes do esporte na cidade, também participou da competição.
O secretário de Comunicação, Joilton Freitas, e o chefe de Gabinete da PGM, Risomário Lôbo, acompanharam o prefeito José Ronaldo. O evento contou com o apoio da Prefeitura, por meio das secretarias de Cultura, Esporte e Lazer e Saúde.