Sábado, 13 de Dezembro de 2025
19°C 28°C
Brasília, DF
Publicidade

Equipes que atuarão no Hospital do Câncer participam de simulação de atendimento para fortalecer assistência humanizada

Unidade passa a funcionar nesta segunda-feira, 15, com os serviços de quimioterapia adulto

Thapio Nunes
Por: Thapio Nunes Fonte: Secom Sergipe
13/12/2025 às 12h20
Equipes que atuarão no Hospital do Câncer participam de simulação de atendimento para fortalecer assistência humanizada
Unidade passa a funcionar nesta segunda-feira, 15, com os serviços de quimioterapia adulto / Fotos: Ascom SES

Inaugurado na última quarta-feira, 10, o Hospital do Câncer de Sergipe (HCS) Governador Marcelo Déda Chagas representa um grande marco na saúde pública estadual e chega para fortalecer a Rede de Atenção Oncológica em Sergipe. Dividido por etapas, a primeira fase dos atendimentos aos pacientes iniciará nesta segunda-feira, 15, com os serviços de quimioterapia adulto.

Nesta sexta-feira, 12, as equipes administrativa e assistencial participaram de uma simulação de atendimento para garantir uma assistência célere e humanizada. O alinhamento estratégico integrou as equipes de profissionais do Centro de Oncologia do Huse, do Núcleo de Tecnologia de Informação (NTI) e equipes da Secretaria de Estado da Saúde (SES), envolvendo a operacionalização desde a recepção, triagem, infusão de quimioterapia e avaliação do médico oncologista.

“A integração da equipe foi fundamental para apresentar a nova estrutura de acolhimento e garantir a manutenção de uma assistência plena e qualificada aos nossos pacientes”, destacou a gestora de Apoio Institucional, Catharina Costa.

O serviço de quimioterapia amplia de 24 para 60 os pontos de infusão adulto, um crescimento de 150% em relação à capacidade atual do Hospital de Urgências de Sergipe Governador João Alves Filho (Huse). No total, serão 75 pontos de quimioterapia, incluindo pediátricos e leito de isolamento.

Estrutura tecnológica

A unidade foi equipada com computadores de alto desempenho e rede de última geração. Toda a estrutura tecnológica foi idealizada para garantir a agilidade nos atendimentos de forma célere e integrada, como é o caso da utilização do prontuário eletrônico desde a recepção, posto de enfermagem, consultórios, sala de coleta, setor administrativo da quimioterapia e a farmácia do hospital.

“O projeto de informatização do Hospital do Câncer foi realizado a partir do levantamento dos requisitos principais para garantir a eficiência nos atendimentos, além de assegurar que todo o processo seja realizado de forma efetiva. Toda essa operação contou com a parceria de vários setores do Huse, como a equipe diretiva e o Centro de Oncologia e da Secretaria de Saúde”, enfatizou a analista de processos de Negócios do NTI/SES, Bruna Vieira. Além da análise de processos, a equipe de infraestrutura coordenou a instalação física da rede de dados e voz e a configuração dos servidores; assim como o suporte técnico executou a instalação de todo o parque tecnológico, incluindo computadores e impressoras.

O investimento realizado pela Secretaria de Estado da Saúde, por meio de sua área de Tecnologia da Informação (NTI/SES), em ação conjunta com o Proredes, oferece à população sergipana o que há de mais avançado em tecnologia aplicada à saúde e reforça o compromisso com um serviço público moderno, inovador e de alta qualidade. “Essa estrutura tecnológica, inédita no estado, assegura que os pacientes recebam um atendimento mais rápido, preciso e humanizado. A integração dos sistemas e a qualidade dos equipamentos colocam Sergipe em um novo patamar de inovação na saúde pública”, salientou a gestora do NTI/ Huse, Sandrine Rocford.

Novas etapas

A partir de janeiro, entram em operação o atendimento ambulatorial e o setor de imagens. As demais etapas seguirão o cronograma da Parceria Público-Privada (PPP). O Huse realiza, mensalmente, cerca de 720 atendimentos em quimioterapia e aproximadamente 1.070 atendimentos ambulatoriais. Com a nova unidade, a expectativa é ampliar a oferta e reduzir o tempo de espera.

Após a finalização de todas as etapas da Parceria Público-Privada (PPP), a unidade terá gestão compartilhada, com foco em performance, tecnologias avançadas e indicadores de qualidade.

Estrutura

O Hospital do Câncer Governador Marcelo Déda nasce como referência e como símbolo do compromisso do Estado com o cuidado especializado, humanizado e de alta complexidade. A nova estrutura representa mais acesso, mais segurança e mais esperança para milhares de sergipanos que dependem do SUS para o enfrentamento ao câncer.

O HCS conta com 230 leitos, distribuídos em: 135 leitos de internação, entre 10 leitos de UTI adulto, 10 leitos de UTI pediátrico, 13 leitos de isolamento, 102 leitos de enfermaria, 20 leitos no pronto atendimento e 75 leitos dedicados à quimioterapia. A estrutura permitirá acolher pacientes de todas as regiões de Sergipe, abrangendo oncologia clínica (incluindo hematologia e cuidados paliativos), oncologia cirúrgica e oncologia pediátrica.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários