A Fuvest realiza neste domingo (14) e segunda-feira (15) as provas da 2ª Fase do Vestibular 2026 em 22 cidades da Região Metropolitana de São Paulo, do interior e do litoral, incluindo a capital paulista. Ao todo, 680 salas de 36 escolas receberão os 30.787 vestibulandos que foram aprovados na primeira fase.
A abertura dos portões das escolas acontecerá às 12h, com fechamento dos portões e início da aplicação da prova às 13h. Os candidatos terão até 4 horas para resolver as questões.
No primeiro dia, o candidato terá pela frente 10 questões discursivas de Português, incluindo interpretação de textos, gramática e literatura (baseada na lista obrigatória de obras), além da redação – vale lembrar que, neste ano, será possível escolher entre duas propostas de redação: uma dissertativa-argumentativa ou uma de outro gênero a ser apresentado no momento da prova, ambas originadas a partir de uma coletânea única de textos. É importante que o candidato marque na folha de redação qual a proposta escolhida.
No segundo dia, serão 12 questões discursivas, com conteúdo de duas a quatro disciplinas específicas da carreira escolhida (por exemplo: matemática + física + química para cursos de exatas; biologia + química para biológicas; história + geografia para humanas).
Uma regra eliminatória importante: será excluído o candidato que tirar zero na redação ou errar todas as questões de qualquer um dos dias.
“Na 2ª fase, avaliamos a competência do candidato para a articulação de informações e conhecimentos naquelas disciplinas que estão mais diretamente ligadas ao curso pretendido, além da língua portuguesa, que é obrigatória para todos”, explica o diretor-executivo da FUVEST, Gustavo Monaco.