
O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Sergipe (ABIH/SE), promoveu entre os dias 9 e 12 de dezembro, uma série de capacitações e visitas em São Paulo, capital, e nas cidades paulistas de Santo André, Campinas e Sorocaba. Os roadshows, que contaram com o apoio das operadoras Diversa e Incomum, tiveram o objetivo de reforçar o posicionamento de Sergipe como um destino atraente e diversificado no mercado turístico nacional. Também foi realizada uma visita de negócios ao escritório da Orinter Operadora.
O secretário de Estado do Turismo, Marcos Franco, comenta que o balanço das ações foi extremamente positivo. Segundo o gestor público, elas possibilitaram o contato direto com mais agentes de viagens paulistas, ampliando para eles a concepção de valor do destino Sergipe ao abrir espaço para novas parcerias, focando especialmente a alta estação de 2026. “Ampliar a presença de Sergipe no Sudeste tem sido fundamental para fortalecer a imagem do nosso estado, pois estar mais perto dos agentes de viagens, que são os profissionais responsáveis por vender o destino e apresentar nossos diferenciais, faz toda a diferença”, considerou.
Marcos Franco também enfatizou o papel das parcerias institucionais para a execução das capacitações. Segundo ele, a união entre Setur, ABIH/SE e as operadoras Diversa e Incomum foi essencial para consolidar esta série de ações. “São iniciativas que movimentam a cadeia turística como um todo e reforçam a imagem de Sergipe como um destino com potencial, seguro, acolhedor e diferenciado”, afirmou.
Para a secretária-executiva da Setur, Daniela Mesquita, essas capacitações representam um marco importante para o planejamento de 2026. Na opinião dela, o interesse demonstrado pelos agentes de viagens em conhecer Sergipe mostra que a gestão estadual está no caminho certo. “Ter mais visibilidade no mercado paulista nos dá a convicção de que Sergipe está cada vez mais presente no radar dos viajantes que buscam experiências de lazer, culturais e gastronômicas diferenciadas”, informou.
Oportunidades de negócios
A programação de roadshows teve início na última terça-feira, 9, com a capacitação exclusiva para o time da Diversa Operadora na capital paulista, quando os agentes de viagens foram apresentados aos inúmeros atrativos turísticos do estado e ao calendário de eventos, com destaque para uma nova edição do Verão Sergipe na alta temporada 2026. O evento será realizado pelo Governo do Estado de 30 de janeiro a 15 de março do ano que vem na capital, Aracaju, e nos municípios de Pirambu, Itaporanga d’Ajuda (Praia da Caueira), Pacatuba (Ponta dos Mangues), Estância (Abaís), Canindé do São Francisco) e Barra dos Coqueiros).
Na tarde daquele mesmo dia, a agenda seguiu com o roadshow para agentes parceiros da Incomum Operadora, no Bairro da Mooca, em formato de happy hour. À noite, a equipe participou do jantar da Diversa Operadora, também em São Paulo, com uma capacitação sobre os atrativos turísticos do destino Sergipe.
Na quarta-feira, 10, a Setur, em parceria com a Incomum, realizou roadshow em Santo André durante um café da manhã. À tarde, a equipe visitou o escritório da Orinter, onde a secretária-executiva Daniela Mesquita participou de uma reunião de negócios com a direção da operadora. Além disso, novas capacitações com agentes de viagens parceiros da Incomum aconteceram durante um almoço na quinta-feira, 11, em Campinas, e, na nesta sexta-feira, 12, durante um café da manhã em Sorocaba.
A gerente comercial da Diversa Operadora, Thaís Orfano, destacou a relevância da ação. Segundo ela, foi uma grandiosidade participar do evento em parceria com a Setur. Ela lembrou, inclusive, que recentemente a operadora participou de dois famtours (visitas de familiarização) em Sergipe. “É um prazer divulgar esse destino para os nossos principais clientes de São Paulo, oportunizando levar um pouco do estado de vocês para esses agentes. Eu gostaria de estar em Sergipe neste momento. E em breve conhecerei. Obrigada pela oportunidade”, disse.
A responsável pela Inteligência Estratégica da Incomum, Marília Zázzera, ressaltou que a ação faz parte de uma ampla agenda promocional no estado de São Paulo, que seguiu com novas edições no ABC Paulista e no interior. “Foram muitas etapas planejadas para levar todo o Brasil a conhecer Sergipe. Temos muito orgulho e gratidão pela parceria constante da Setur”, declarou. Segundo Marília, a iniciativa amplia a visibilidade do estado no cenário nacional. “Os brasileiros conhecerão um Sergipe cada vez mais incomum”, completou.
Ótimas impressões
A agente de viagens Natascha Bigal, da Agência Bigal Travel/ABC Paulista, comentou que foi uma enorme satisfação participar de mais um encontro cheio de oportunidades de networking promovido pela Diversa Operadora, da qual é parceira. “Desta vez o foco foi o estado do Nordeste, que ainda não conheço, mas pelo qual já sinto um carinho enorme. É o estado mais seguro da região, com gastronomia e cultura riquíssimas. Há diversas experiências bem próximas e acessíveis, tornando-o um destino ideal para casais, famílias e também para a melhor idade. Então, o que falta? Só fazer as malas. Bora?”, expressou.
A também agente de viagens Maria Helena Kerbej, de São Paulo, comentou a experiência dela após participar da capacitação sobre o destino Sergipe. “É um estado que eu ainda não conheço e me apaixonei pelo que vi na apresentação: as praias, os passeios, a diversidade de atrativos. É tudo muito diferente e encantador e o que mais chamou minha atenção foi a impressão de que o povo sergipano é extremamente acolhedor e festivo. Estou ansiosa para ir. Em 2026, estarei lá”, avisou.





