
A Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Educação, conquistou destaque nacional no maior e mais relevante evento da fonoaudiologia brasileira.
O projeto “Na trilha para a Fluência Leitora: Criando Fluência em Alunos do 2º ano”, desenvolvido nas Escolas Municipais de Educação Básica (Emebs) e conhecido como Projeto de Fluência Leitora, foi eleito a Melhor Campanha em Fonoaudiologia Educacional no 33º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia, realizado no final do mês de novembro, na cidade de São Paulo.
As fonoaudiólogas Thaís Contiero Chiaramonte e Ana Carolina Assumpção Shinsato, idealizadoras da iniciativa, receberam a premiação concedida pela Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFa), por meio do Departamento de Fonoaudiologia Educacional.
MOTIVO DE ORGULHO
Segundo a secretária municipal de Educação, Ana Paula Braga, o reconhecimento é motivo de orgulho para o município. “O reconhecimento nacional reforça a qualidade do trabalho realizado em Araçatuba e o compromisso da rede municipal com o desenvolvimento integral das nossas crianças”, ressaltou.
O projeto atendeu todos os alunos dos 2º anos das Emebs, alcançando mais de 1.800 crianças em 30 escolas municipais. A fase premiada ocorreu entre março e julho de 2025, com continuidade até novembro de 2025. Reconhecido como prática de excelência, apresentou resultados significativos na melhoria da fluência leitora dos estudantes.
O trabalho foi desenvolvido com apoio da equipe de Fonoaudiologia Educacional, responsável pela estruturação do projeto, mentorias, orientações, devolutivas e tabulação dos dados. A iniciativa contou ainda com a atuação dos coordenadores pedagógicos, que realizaram o rastreio e o monitoramento da fluência, e dos professores das classes do 2º ano, fundamentais para a aplicação das atividades em sala de aula.