A 1ª edição do Prêmio Estadual de Educação Fiscal busca valorizar projetos direcionados à cidadania fiscal e ao bom uso dos recursos públicos
Escolas estaduais de Manaus receberam a premiação referente ao 1º Prêmio Estadual de Educação Fiscal, realizado pela Associação de Funcionários Fiscais do Estado do Amazonas (Affeam), em parceria com as secretarias de Estado da Fazenda (Sefaz-AM), e de Educação e Desporto Escolar. O prêmio reconhece, com valores de R$ 1 mil a R$ 3 mil, professores de escolas públicas do Amazonas que desenvolveram projetos direcionados à cidadania fiscal e ao bom uso dos recursos públicos.
A premiação, na quarta-feira (10/12), contemplou onze unidades de ensino da rede estadual. Os professores coordenadores dos projetos reconhecidos pelo prêmio receberam certificados, além de premiações em dinheiro, celulares e notebooks, como uma forma de valorização dos esforços em ações educativas que evidenciem o controle social por parte dos cidadãos, e fortaleçam a presença de Educação Fiscal nas escolas públicas do Amazonas.
“A gente fomenta, incentiva, para que o tema da Educação Fiscal, enquanto função socioeconômica, seja debatido na escola, para que cada vez mais os nossos estudantes e os nossos professores compreendam que educação fiscal é fundamental, porque retorna para a população em forma de políticas públicas”, destacou a representante da Coordenação de Programas e Projetos Federais, da Secretaria de Estado de Educação, Vera Lúcia Lourido.
Reconhecimento
Os projetos premiados foram desenvolvidos ao longo de 2025, e envolveram estudantes e o corpo técnico das instituições de ensino. A Coordenadoria Distrital de Educação 4 (CDE 4), representada pelo assessor de Programas e Projetos, Helton Telles Gonzaga, também foi premiada pelo número de projetos inscritos na premiação. O assessor destacou o trabalho de visitação às escolas para apresentar o prêmio aos professores.
“Durante o ano, desenvolvemos as atividades nas escolas. Uma das que chamou bastante atenção foi um podcast que fizemos na escola, foi muito legal ver a participação dos alunos. E todos estão de parabéns”, afirmou.
Como primeiro colocado, foi reconhecido o projeto “Tributo é coisa nossa: educação fiscal com voz de estudante”, da Escola Estadual Ruy Araújo, localizada no bairro Cachoeirinha, zona sul de Manaus. O projeto foi coordenado pelo professor de Geografia, Dilson Nascimento, vencedor do prêmio de R$ 3 mil. O mesmo projeto também teve destaque na edição nacional do Prêmio de Educação Fiscal de 2025, promovido pela Associação Nacional de Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafite), ficando entre os finalistas.
Mobilizando cerca de 900 estudantes do Ensino Fundamental 2 e do Ensino Médio da unidade de ensino, o projeto buscou construir uma nova percepção sobre o papel dos tributos na sociedade. Entre as ações desenvolvidas estão gincanas temáticas, poesias, peças teatrais, textos coletivos, intervenções culturais e simulações de debates de TV, todas voltadas a despertar o senso de cidadania fiscal por meio da interdisciplinaridade.
Para o coordenador do projeto, Dilson Nascimento, o maior desafio é desmistificar o tema dos tributos, transformando-o em instrumento de reflexão e participação social, fazendo com que os estudantes entendam como os recursos são aplicados, e como cada cidadão pode contribuir com uma sociedade mais justa.
FOTO: Eduardo Cavalcante / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar
“Nós pegamos os alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio e fizemos com que eles trabalhassem os conteúdos a partir das perspectivas deles, então nós fizemos debates, fizemos teatro, fizemos uma série de atividades, e hoje, graças a Deus, estamos colhendo os frutos desse trabalho”, celebrou o professor.
Relação dos ganhadores
1º Lugar: Dilson Gomes Nascimento, da Escola Estadual Ruy Araújo, com o projeto “Tributo é coisa nossa: educação fiscal com voz de estudante”.
2º Lugar: Deylla Lopes Garcez, da Escola Estadual Governador Melo e Póvoas, com o projeto “Fiscópolis: tributos com propósito na construção de uma cidade melhor”.
3º Lugar: Sienne Cunha de Oliveira, da Escola Estadual Ruy Araújo, com o projeto “Transformando a percepção de pais e filhos sobre os tributos: a escola como disseminadora na quebra de paradigma sobre educação e a cidadania ativa”.
4º Lugar: Silmara Branco Galucio, da Escola Estadual Doutor Isaac Sverner, com o projeto “Ausência tem custo: a evasão escolar e impactos nos tributos, na escola e na comunidade”.
5º Lugar: Dalila Martins de Moraes, da Escola Estadual Osmar Pedrosa, com o projeto “As percepções das crianças sobre os tributos da educação fiscal nos serviços públicos do Amazonas”.
6º Lugar: Antonia Esmeralda de Souza Barros, da Escola Estadual Júlia Bitencourt, com o projeto “Podcast fiscal: educação e cidadania na escola Júlia Bitencourt”.
7º Lugar: Nataline Lopes dos Santos, da Escola Estadual Aderson de Menezes, com o projeto “Papel mágico cupom fiscal”.
8º Lugar: Edney dos Santos Pontes, da Escola Estadual José Bentes Monteiro com o projeto “Puxirum fiscal: empreendedorismo e cidadania na escola”.
9º Lugar: Izabel Almeida Jales da Silva, da Escola de Tempo Integral Isaac Benzecry, com o projeto “Educação Fiscal e redução de desperdício na merenda escolar”.
10º Lugar: Luciana Batista Pedroso, da Escola Estadual Professor Samuel Benchimol, com o projeto “CPF na nota: exercendo a cidadania”.
11º Lugar: Ari Pinto Pontes Júnior, da Escola Estadual de Tempo Integral Bilíngue Gilberto Mestrinho de Medeiros Raposo, com o projeto “Educação fiscal e sustentabilidade: promovendo a importância da reciclagem do óleo de cozinha usado”.