Sábado, 13 de Dezembro de 2025
19°C 28°C
Brasília, DF
Publicidade

Dois casos de meningite são registrados em Vitória da Conquista. Crianças passam bem e SMS reforça acompanhamento

A Secretaria Municipal de Saúde de Vitória da Conquista confirmou dois casos suspeitos de meningite, em crianças, em uma localidade da zona rural d...

Thapio Nunes
Por: Thapio Nunes Fonte: Prefeitura de Vitória da Conquista - BA
11/12/2025 às 14h30
Dois casos de meningite são registrados em Vitória da Conquista. Crianças passam bem e SMS reforça acompanhamento
Foto: Reprodução/Prefeitura de Vitória da Conquista - BA

A Secretaria Municipal de Saúde de Vitória da Conquista confirmou dois casos suspeitos de meningite, em crianças, em uma localidade da zona rural do município. As notificações ocorreram nos dias 29 de novembro e 4 de dezembro. Ambas estão hospitalizadas em leitos clínicos, em bom estado geral e recebendo o tratamento medicamentoso, sem gravidade. A investigação epidemiológica já confirmou que não há relação entre os dois casos, que evoluem de forma independente.

Foto: Reprodução/Prefeitura de Vitória da Conquista - BA
Foto: Reprodução/Prefeitura de Vitória da Conquista - BA

A vacinação ainda é o melhor forma de proteção

A meningite é uma inflamação das membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal, podendo ser causada por vírus, bactérias ou fungos. Os principais sinais de alerta são febre alta, dor de cabeça, vômitos e prostração. Ao perceber esses sintomas, pais e responsáveis devem procurar imediatamente atendimento médico.

A imunização é a principal ferramenta de proteção contra a meningite. Na rede pública municipal, estão disponíveis para crianças menores de 1 ano até 4 anos as vacinas BCG, Pentavalente, Pneumocócica 10-valente e Meningocócica C conjugada. Todas estão acessíveis nas Unidades Básicas de Saúde.

Diante das notificações, a Vigilância Epidemiológica intensificou o acompanhamento no território, atuando desde a identificação dos casos até a definição das medidas de controle. O trabalho inclui investigação clínica e laboratorial, monitoramento dos contatos próximos, comunicação de risco às equipes de saúde e reforço sobre a importância da vacinação.

Sobre as ações já realizadas na localidade, a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Amanda Maria Gomes, detalha:“Como medida de controle e prevenção, a Vigilância Epidemiológica, após a investigação laboratorial dos casos, realizou orientações às escolas municipais do povoado, orientando sobre sinais e sintomas de meningite, informando que os casos estão sendo acompanhados pela vigilância, para evitar pânico, e reforçando sobre a atualização do esquema vacinal das crianças (meningocócica C, ACWY, B; pneumocócica;Haemophilus influenzaetipo b)”.

Ao final, Amanda reforça que não há motivo para alarde, já que os exames afastaram as causas mais graves:“Quero tranquilizar a população da localidade. As meningites bacterianas são consideradas de maior importância devido à gravidade do quadro e à alta letalidade. Uma grande variedade de bactérias pode causar meningites. As três mais frequentes sãoStreptococcus pneumoniae,Neisseria meningitidiseHaemophilus influenzae, no entantoNÃOfoi identificado através da investigação laboratorial nenhuma dessas bactérias.”

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários