
“Me senti cuidada, acolhida”, afirmou Ediene Moraes, gestante de 36 semanas, sobre a ação de humanização “Chá de Bênçãos e Despedida da Barriga”, realizada na Maternidade de Paço do Lumiar, que integra a rede materna da Secretaria de Estado da Saúde (SES).
A iniciativa é promovida trimestralmente no ambulatório especializado de alto risco da maternidade. Com temática natalina, esta edição reuniu dez mulheres assistidas na unidade que estão na fase final da gestação.
“Iniciei meu pré-natal na Unidade Básica de Saúde do Tambaú e depois fui encaminhada para cá por conta do meu problema com diabetes e adorei. É próxima da minha casa, os profissionais são excelentes e cuidadosos. Recomendo a maternidade para qualquer gestante. E essa ação de hoje foi para fechar com chave de ouro a minha gestação. Eu amei. Hoje me senti acolhida e cuidada. Estão de parabéns”, declarou Ediene Moraes, que faz todo o acompanhamento pré-natal na unidade.
Durante a programação da ação “Chá de Bênçãos e Despedida da Barriga”, as gestantes participaram de práticas integrativas, como pintura gestacional, auriculoterapia, aromaterapia e escalda-pés, além de receberem orientações sobre o uso de métodos não farmacológicos para o momento do parto.
A gerente de enfermagem, Iara Barros, enfatizou a importância da ação. “Esse momento é de acolhimento, cuidado, humanização, para ressignificar toda a gestação, mesmo com altos e baixos. É um momento para que se sintam abraçadas e amparadas, para que possam viver a maternidade de forma leve, segura e saudável”, disse.
Aos 36 anos, Tamires Alves, que está à espera do segundo filho, parabenizou a equipe pelo momento sensível dedicado às mulheres em fase final da gestação. “Já é a segunda vez que sou acompanhada aqui pelos profissionais desta maternidade. Estou muito feliz com esse momento; vou guardar para sempre na memória.”
A Maternidade de Paço do Lumiar é gerenciada pelo Instituto Acqua e é certificada com o selo Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC), que reconhece unidades que atendem aos critérios de cuidado respeitoso e humanizado à mulher durante o pré-parto, parto e pós-parto, além de oferecer alimentação balanceada e individualizada.
A maternidade adota, ainda, a redução do uso de procedimentos invasivos, o incentivo ao aleitamento materno, a garantia de livre acesso da mãe e do pai e a permanência deles junto ao recém-nascido internado durante 24 horas, além de cumprir a Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactentes e Crianças na Primeira Infância (NBCAL). Conta também com cartório de registro civil de nascimento, garantindo acesso imediato à cidadania.