Quinta, 11 de Dezembro de 2025
19°C 30°C
Brasília, DF
Publicidade

Governo de Sergipe tem 11 projetos reconhecidos com o Selo Iniciativas Sustentáveis do TCE

Foram premiados projetos que se destacaram pela relevância, inovação e impacto positivo na gestão pública sergipana, reunindo ações do Poder Execut...

Thapio Nunes
Por: Thapio Nunes Fonte: Secom Sergipe
10/12/2025 às 21h10
Governo de Sergipe tem 11 projetos reconhecidos com o Selo Iniciativas Sustentáveis do TCE
Fotos: Ascom Semac

O Governo de Sergipe foi homenageado na solenidade de entrega do Selo Iniciativas Sustentáveis, promovida pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE), nesta quarta-feira, 10. Ao todo, 11 projetos do Executivo estadual receberam a certificação que reconhece práticas públicas alinhadas à sustentabilidade ambiental, social e econômica e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

O Selo premiou projetos que se destacaram pela relevância, inovação e impacto positivo na gestão pública sergipana, reunindo ações do Poder Executivo, Legislativo e Judiciário. O conjunto de iniciativas premiadas reflete o empenho de diferentes órgãos estaduais na implementação de políticas inovadoras e eficientes. Além da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas (Semac), foram contempladas ações desenvolvidas pela Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan), da Saúde (SES), da Educação (Seed), do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem), da Comunicação Social (Secom) e da Administração (Sead), além da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso).

Com projetos que estimulam inovação, responsabilidade social e eficiência na gestão pública, além da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, também foram responsáveis pelas iniciativas premiadas Seplan, a SES, a Seed, a Seteem, a Sead, e a Deso. Este reconhecimento ocorre em um cenário de avanços estruturantes da gestão estadual na área ambiental. O Governo de Sergipe tem dado prioridade contínua ao tema, o que tem permitido conquistas significativas. Prova disso é a posição do estado como primeiro lugar em Sustentabilidade Ambiental no Nordeste e 11º no Brasil no Ranking de Competitividade dos Estados (CLP) de 2025. O desempenho se deve a um trabalho integrado que envolve melhorias na gestão de resíduos, no tratamento de esgoto, na recuperação de áreas degradadas e no fortalecimento de políticas alinhadas aos ODS, impulsionadas por programas e projetos de gestão ambiental.

No evento, o Governo de Sergipe esteve representado pela Semac, por meio da secretária Deborah Menezes Dias. “Nós do Governo de Sergipe encaramos o meio ambiente como pauta transversal: ele perpassa políticas de saúde, educação, governo e desenvolvimento. Receber o Selo Iniciativas Sustentáveis em 11 iniciativas demonstra que estamos no caminho certo, colocando a sustentabilidade no centro das decisões”, afirmou a secretária, representando o governador do Estado, Fábio Mitidieri.

Ela também destacou o orgulho pela premiação do programa Dialogar, iniciativa da Semac que promove educação ambiental itinerante em todas as regiões do estado. Por meio de oficinas, atividades lúdicas e ações de conscientização em escolas, praças, shoppings e outros espaços públicos, o projeto já alcançou mais de oito mil pessoas desde abril. A ação conta com unidade móvel equipada, mobiliário lúdico, painel de fantoches e distribuição de mudas, além do espetáculo teatral ‘Guardiões do Meio Ambiente’ e da participação do mascote Guigó.

Para a presidente do TCE, conselheira Susana Azevedo, o Selo Iniciativas Sustentáveis reforça o papel dos tribunais de contas como agentes indutores de boas práticas. “Com o Selo Iniciativas Sustentáveis, buscamos valorizar e dar visibilidade a ações que contribuem de forma concreta para o desenvolvimento sustentável de Sergipe. Queremos estimular gestores a pensar e agir com responsabilidade socioambiental, promovendo uma administração pública mais eficiente e consciente”, destacou. Os projetos inscritos foram avaliados por uma comissão que analisou critérios como relevância social e ambiental, comprovação de resultados, inovação e possibilidade de replicação em outros contextos.

Deso

A Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) teve destaque na primeira edição do Selo Iniciativas Sustentáveis, conquistando cinco reconhecimentos, sendo a instituição mais premiada do Estado na avaliação do tribunal. Entre os projetos da Deso premiados estão: ‘Livro, Liberdade para a Alma’; Locação de Usinas Fotovoltaicas; Plano de Desenvolvimento Socioterritorial da Obra do Piauitinga; Educação ambiental e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS); e ‘Deso + Verde’.

Para o diretor-presidente da Deso, Luciano Goes, as cinco iniciativas reconhecidas são a confirmação de que o Estado avança na direção correta. “A nova Deso vem consolidando um trabalho pautado na responsabilidade socioambiental, na eficiência operacional e na inovação contínua. Esse resultado mostra que cada ação tem gerado impacto real na vida das pessoas. Agradeço à presidente do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe, conselheira Susana Azevedo, e a todos os conselheiros que compõem a Corte, pela condução técnica, criteriosa e extremamente responsável desse prêmio, que estimula e valoriza as boas práticas de gestão no serviço público. Esse reconhecimento tem grande significado para todos nós. Esse prêmio pertence aos colaboradores da Deso. É fruto da dedicação cotidiana das equipes que planejam, executam e monitoram cada iniciativa, sempre com foco em entregar resultados concretos à população sergipana. Seguiremos firmes, com transparência e compromisso, aprimorando nossos processos e inspirando outras instituições”, destaca.

Impacto e reconhecimento

A Secretaria de Estado da Saúde de Sergipe (SES) foi reconhecida com o Selo Iniciativas Sustentáveis pela ação ‘Monitoramento da Qualidade da Água e do Ar em Ambientes da Rede Estadual de Saúde de Sergipe’, desenvolvida pela Gerência de Vigilância em Saúde Ambiental da Coordenação de Vigilância Sanitária. A iniciativa, de caráter contínuo, integra responsabilidade socioambiental, prevenção de riscos e alinhamento aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, especialmente os ODS 6 (Água Potável e Saneamento) e ODS 3 (Saúde e Bem-Estar).

O projeto envolve coletas mensais de água em pontos de consumo das unidades estaduais, com análises físico-químicas e microbiológicas realizadas pelo Laboratório Central de Saúde Pública de Sergipe (Lacen/SE), em conformidade com a portaria GM/MS nº 888/2021. Os resultados geram pareceres técnicos e recomendações imediatas para prevenir doenças de veiculação hídrica e garantir maior segurança sanitária aos trabalhadores e usuários do SUS. Também são conduzidas avaliações da qualidade do ar em ambientes climatizados sob gestão da SES, seguindo a Resolução RE nº 9/2003 da Anvisa e a ABNT NBR 17037:2019, o que permite orientar ações de manutenção e reduzir riscos respiratórios. Após comprovar sua efetividade por meio de laudos, registros e relatórios técnicos, a iniciativa foi premiada pelo TCE, reforçando o compromisso da Secretaria com ambientes de saúde mais seguros, sustentáveis e alinhados às melhores práticas de vigilância sanitária e ambiental.

Em caráter inovador, a Seplan recebeu o selo por desenvolver ações mais sustentáveis no que se refere ao meio ambiente, por meio da neutralização de dióxido de carbono proveniente das ações realizadas durante o 2º Seminário de Gestão Estratégica, alinhadas aos Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 13 (Ação Contra a Mudança Global do Clima) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas, e realizando o plantio de árvores nativas pela população. Para isso, adotou o Greenhouse Gas Protocol (GHG Protocol) para quantificar as emissões do dióxido de carbono gerado pelo evento e a consequente conversão para o plantio de árvores nativas, permitindo uma compensação ambiental, chegando ao quantitativo de 54 toneladas de dióxido de carbono emitidas durante o evento e estimando 135 mudas de espécies florestais do bioma Mata Atlântica, que foram plantadas junto a alunos em escolas públicas. 

“Receber este reconhecimento reforça o compromisso da Seplan e do Governo de Sergipe com uma gestão pública responsável, moderna e alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Ao neutralizarmos as emissões de carbono e transformarmos esse cálculo em plantio de árvores nativas com a participação de estudantes, mostramos que é possível unir inovação, sustentabilidade e educação ambiental. Esta iniciativa é mais do que uma ação pontual, é um modelo que inspira, que pode ser replicado e que demonstra na prática o cuidado com o futuro do nosso meio ambiente e das próximas gerações”, afirma o secretário de Planejamento, Orçamento e Inovação de Sergipe, Julio Filgueira.

Já a Sead foi reconhecida pela implementação da Trilha Marupi: Futuros Sustentáveis e Equitativos, uma jornada formativa integrada ao Programa de Sustentabilidade na Gestão Pública, desenvolvido pela pasta em parceria com a Semac. Idealizada pela organização sem fins lucrativos Motriz e customizada para a Escola de Administração Pública e Gestão Governamental de Sergipe, a capacitação teve como propósito desenvolver lideranças e servidores em temas de ESG, sustentabilidade, equidade e gestão governamental. Concluída em julho de 2025, a Trilha combinou aulas síncronas, conteúdos teóricos e práticas aplicadas, estruturadas em três módulos que abordaram desde fundamentos de sustentabilidade e os desafios socioambientais contemporâneos até estratégias práticas para uma gestão pública mais responsável e alinhada aos ODS da ONU.

Sobre o reconhecimento, a secretária de Estado da Administração, Lucivanda Nunes, afirmou que receber o Selo Iniciativas Sustentáveis reafirma o compromisso da Sead com a construção de uma gestão pública mais inclusiva e responsável. “A Trilha Marupi foi concebida para preparar os servidores diante dos desafios contemporâneos e fortalecer competências em sustentabilidade, equidade e governança. Este reconhecimento não é apenas um prêmio, mas um incentivo para seguirmos ampliando práticas que promovam impacto positivo na sociedade e no meio ambiente. Estamos orgulhosos de ver Sergipe avançando com políticas que unem inovação, responsabilidade social e respeito às futuras gerações”, completa.

Confira as iniciativas premiadas do Governo de Sergipe:

- Programa Dialogar - Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas de Sergipe;

- Neutralização de Dióxido de Carbono na Administração Pública - Secretaria Especial de Planejamento, Orçamento e Inovação de Sergipe (Seplan);

- Monitoramento da Qualidade da Água e do Ar na Rede Estadual de Saúde - Secretaria de Estado da Saúde (SES);

 – Inclusão e Protagonismo: a Força Transformadora da Escola Pública Estadual - Secretaria de Estado da Educação (Seduc);

 -  Projeto Recria – Reaproveitamento Criativo de Lonas e Inclusão Produtiva Feminina - Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem) e da Comunicação Social (Secom);

- Capacitação de Lideranças sobre ESG e Sustentabilidade - Secretaria de Estado da Administração (Sead);

– Livro “Liberdade para a Alma” - Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso);

- Locação de Usinas Fotovoltaicas - Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso);

- Plano de Desenvolvimento Socioterritorial (PDST) da Obra do Piauitinga  - Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso);

- Educação Ambiental e os ODS: Ações da Deso em 2024 - Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso); 

- Projeto DESO + Verde - Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso).

Fotos: Ascom Semac
Fotos: Ascom Semac
Fotos: Ascom Semac
Fotos: Ascom Semac
Fotos: Ascom Semac
Fotos: Ascom Semac
Fotos: Ascom Semac
Fotos: Ascom Semac
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários