Quinta, 11 de Dezembro de 2025
19°C 30°C
Brasília, DF
Publicidade

Setur-MA guia City Tour pelo Centro Histórico de São Luís com estudantes de Passagem Franca

A visita foi conduzida por um guia de turismo do Centro de Atendimento ao Turista (CAT).

Thapio Nunes
Por: Thapio Nunes Fonte: Secom Maranhão
10/12/2025 às 16h00
Setur-MA guia City Tour pelo Centro Histórico de São Luís com estudantes de Passagem Franca
- A visita foi conduzida por um guia de turismo do Centro de Atendimento ao Turista (Foto Divulgação)

Cerca de 45 alunos das redes estadual e municipal de educação de Passagem Franca, município localizado na mesorregião leste maranhense, participaram, nesta terça-feira (9), de um City Tour por ruas e casas de cultura do Centro Histórico de São Luís (MA).

A visita foi conduzida por um guia de turismo do Centro de Atendimento ao Turista (CAT), equipamento coordenado pela Secretaria de Estado do Turismo (Setur), que disponibiliza informações, mapas e roteiros turísticos em apoio a quem visita o Maranhão.

“Temos o compromisso de atuar na promoção do nosso turismo em suas mais variadas vertentes. Para passeios como este, a Setur pode ofertar os serviços do CAT, fornecendo informações qualificadas sobre a nossa história e os nossos patrimônios culturais, sempre com o objetivo de oportunizar aos nossos visitantes experiências inesquecíveis”, afirmou a secretária de Estado do Turismo, Socorro Araújo.

O ponto de partida do City Tour foi o Palácio dos Leões, edifício-sede do Governo do Maranhão, construído em 1626. Na Praça Dom Pedro II, os estudantes conheceram histórias, lendas e um panorama sobre a literatura e a arquitetura maranhense.

Na sequência, a visita guiada percorreu as ruas Portugal e Estrela e passou pelo Mercado das Tulhas, importante rota gastronômica e do artesanato local. Os estudantes de Passagem Franca também tiveram a oportunidade de visitar o Museu de Arte Sacra — espaço que reúne sinos, cálices, pinturas e esculturas que remontam à formação religiosa maranhense.

O passeio incluiu ainda visita ao Museu Casa de Nhozinho, espaço que homenageia o artista popular Antônio Bruno Pinto Nogueira (1904-1974), o Nhozinho, mestre na talha de buriti. A Casa de Nhozinho reúne elementos do cotidiano regional, com peças indígenas, utensílios de pesca, carros de bois, teares de rede, vasos de cerâmica, toalhas de buriti, bonecos populares, plumárias indígenas e brinquedos.

“Hoje nós estamos aqui com uma visita composta por alunos de escolas municipais e estaduais de Passagem Franca. Esse projeto envolve uma imersão cultural, uma imersão histórica sobre nossa cidade, que eles não conheciam. A maioria está vindo pela primeira vez”, enfatizou Carolina Utta, guia de turismo da Setur-MA e responsável pela condução do grupo.

Para Jeane Coutinho, diretora do Centro Educa Mais Antônio Reinaldo Porto, uma das escolas que participaram do City Tour, a visita guiada é uma oportunidade única de garantir aos alunos acesso a informações essenciais sobre a cultura e a formação histórica da capital maranhense.

“Nós moramos a mais de 500 km daqui, e os estudantes estão maravilhados em conhecer a nossa capital e sua rica história. Ficamos felizes e lisonjeados por ter os guias do Governo do Estado colaborando, enriquecendo muito o nosso passeio e nos trazendo a história como ela é. Isso, para a gente, é muito importante, porque o nosso estudante vai sair daqui munido desse conhecimento”, avaliou a gestora.

Também participaram do City Tour alunos do Centro de Ensino Estado do Paraná, duas escolas municipais de Passagem Franca e três escolas de comunidades rurais da cidade.

Sobre o CAT

Porta de entrada para os visitantes, o CAT conta com profissionais responsáveis por fornecer informações atualizadas e completas sobre os atrativos turísticos, infraestrutura, serviços e rotas, além de mapas dos polos turísticos do Maranhão.

Localizados em pontos estratégicos que recebem grande fluxo de turistas durante todo o ano, os atendimentos coordenados pela Setur estão presentes em locais como aeroportos, rodoviárias, Ceprama, Cujupe, Espigão Costeiro, Centro Histórico e nos municípios de Raposa, São José de Ribamar, Imperatriz, Barreirinhas, Tutóia, Riachão e Balsas.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários