Quarta, 10 de Dezembro de 2025
16°C 21°C
Brasília, DF
Publicidade

Piauí é destaque em Catálogo de Observação de Aves do Brasil e avança no turismo de natureza

O Piauí ganhou destaque no Catálogo de Experiência do Turismo de Observação de Aves no Brasil. Publicado recentemente pelo Ministério do Turismo, o...

Thapio Nunes
Por: Thapio Nunes Fonte: Secom Piauí
10/12/2025 às 09h40
Piauí é destaque em Catálogo de Observação de Aves do Brasil e avança no turismo de natureza
Foto: Reprodução/Secom Piauí

O Piauí ganhou destaque no Catálogo de Experiência do Turismo de Observação de Aves no Brasil. Publicado recentemente pelo Ministério do Turismo, o portfólio aponta que o Piauí tem paisagens que vão dos cânions áridos do sertão aos manguezais e ilhas e reúne mais de 500 espécies representativas de quatro biomas brasileiros (Caatinga, Cerrado, Amazônia e Mata Atlântica).

O Catálogo de Experiências do Turismo de Observação de Aves no Brasil, que pode ser acessado clicando aqui , reúne destinos, empreendimentos, unidades de conservação e iniciativas de base comunitária preparados para receber visitantes com qualidade, segurança e compromisso ambiental. O portfólio nacional que orienta tanto iniciantes quanto observadores experientes na escolha de locais onde é possível vivenciar a natureza de forma ética e transformadora.

Ao percorrer as páginas da publicação, o leitor encontra descrições de experiências, roteiros, destaques regionais e informações sobre infraestrutura, características ambientais e espécies emblemáticas. Cada experiência selecionada representa o esforço coletivo de um setor que se expande e se profissionaliza, demonstrando como o turismo de natureza pode gerar renda, movimentar economias locais e fortalecer a conservação da biodiversidade brasileira.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Revoada dos Guarás – Delta do Parnaíba (Foto: Chico Rasta/Mtur)

Piauí avança no fortalecimento do turismo de natureza

O reconhecimento nacional reforça o compromisso do Governo do Estado e da Secretaria do Turismo do Piauí (Setur) em promover o turismo sustentável e consolidar o estado no mapa brasileiro da observação de aves. “O Piauí reúne biomas diversos, espécies emblemáticas e paisagens únicas. A presença do nosso estado no catálogo do Ministério do Turismo é uma prova do potencial que temos e do trabalho que estamos desenvolvendo para qualificar experiências, valorizar as comunidades e promover o turismo de natureza com responsabilidade”, afirma o secretário do Turismo, Daniel Oliveira, destacando que o estado segue ampliando investimentos em infraestrutura, promoção turística e fortalecimento das regiões e rotas turísticas.

A construção do catálogo reuniu 2.640 respostas de observadores, guias, hospedagens, agências, organizações do terceiro setor, unidades de conservação e gestores públicos. O processo considerou um conjunto de critérios, com presença de espécies atrativas, raras ou endêmicas, infraestrutura complementar à prática (comedouros, bebedouros, torres, passarelas), adequação às políticas públicas nacionais de turismo, regularização no Mapa do Turismo Brasileiro e no Cadastur, disponibilidade de tarifários e presença digital, alinhamento às diretrizes de sustentabilidade e a relação direta com unidades de conservação ou projetos de conservação de espécies.

Esses critérios permitiram identificar experiências consolidadas e outras em desenvolvimento, todas conectadas pelo compromisso com a conservação e com o manejo responsável da atividade.

Piauí ganha destaque nacional com três experiências reconhecidas

O catálogo inclui três importantes experiências no Piauí, evidenciando o potencial do estado como destino emergente no turismo de natureza e na observação de aves.

1. Parque Nacional da Serra da Capivara – São Raimundo Nonato

Patrimônio cultural da humanidade, a Serra da Capivara também se afirma como um dos melhores destinos de observação de aves do semiárido brasileiro. Com mais de 500 espécies registradas no estado, muitas delas presentes no parque, o visitante encontra cânions, formações rochosas monumentais, florestas sazonais e uma rica avifauna adaptada à Caatinga. A jacucaca, o corrupião, o chorozinho-da-caatinga e o urubu-rei estão entre as espécies mais procuradas pelos observadores.

2. APA Delta do Parnaíba – Parnaíba, Ilha Grande e região

Única foz em delta das Américas, o Delta do Parnaíba abriga mais de 250 espécies de aves, com destaque para a famosa revoada dos guarás, espetáculo natural que atrai visitantes de todo o mundo. O bioma marinho-costeiro, manguezais, ilhas e canais transformam o delta em um dos cenários mais deslumbrantes para o birdwatching no país.

3. Nazareth Eco Hotel – José de Freitas

Referência em turismo especializado, o empreendimento dispõe de infraestrutura adaptada à observação de aves, incluindo comedouros, bebedouros, esconderijos, apoio para fotógrafos, condução fixa e trilhas interpretativas. A lista local inclui cerca de 290 espécies, entre elas o fruxu-do-cerradão, o pica-pau-da-taboca e o rabo-branco-do-maranhão.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários