

Cidade mais segura da Bahia pelo terceiro ano consecutivo, Vitória da Conquista conta a partir de agora com mais uma ferramenta para assegurar o bem-estar de sua população. Na manhã desta terça-feira (9), a prefeita Sheila Lemos sancionou a Lei Complementar nº 3.087/2025, que institui a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (SMSP), na qual a Guarda Municipal e a Defesa Civil estarão subordinadas.
O evento aconteceu no salão nobre do Gabinete da Chefia do Poder Executivo, no Palácio da Joia do Sertão Baiano, e contou com a presença de membros do governo e vereadores. Cristóvão João Vieira Lemos, que até então era comandante da Guarda Municipal, foi empossado como o primeiro secretário de Segurança Pública do Município.
Além de estabelecer a estrutura organizacional da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social, a lei também institui o Fundo Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Fumsep), cria o Conselho Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Conseg), e o Observatório Municipal de Segurança Pública (Osep-Municipal).
Fruto do Projeto de Lei Complementar nº 34/2025, encaminhado à Câmara de Vereadores em setembro deste ano , a nova secretaria permitirá ao Executivo Municipal ampliar e qualificar tanto a formulação das políticas públicas de segurança quanto o acompanhamento e participação transparente da sociedade civil.

No ato de sanção da lei, a prefeita Sheila Lemos destacou a importância da nova secretaria para que Vitória da Conquista se mantenha como a cidade mais segura da Bahia, e lembrou que segurança pública não se faz apenas com policiamento, mas é construída de forma integrada com investimentos em Educação, Saúde, iluminação, limpeza, e todas as outras ações do Poder Público. “Hoje é um dia histórico para a nossa cidade, que é a mais segura da Bahia e queremos que seja a mais segura do Brasil. Estamos criando a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social, em que também teremos o Fundo de Segurança Pública e o Conselho, trazendo a sociedade civil para a discussão de um tema tão importante. Aqui a gente já faz segurança de forma interligada, junto com Serviços Públicos, com Infraestrutura, Educação, Saúde e Assistência Social, além das outras forças de segurança. Seguimos trabalhando pra melhorar a qualidade de vida da população”.

A gestora agradeceu aos vereadores presentes pela celeridade na apreciação do projeto de Lei enviado à Câmara, garantindo que fosse aprovado ainda em 2025, e fez um pedido para que a população tenha mais consciência no trânsito. “Nós estamos bem na segurança pública, mas precisamos melhorar a segurança no trânsito. Precisamos fortalecer o diálogo com o Legislativo, e com a própria comunidade, para pensar de que forma podemos transformar essa segurança na cidade em segurança no trânsito também. Precisamos educar a nossa população, porque sem educação não há segurança em lugar nenhum”.
Vice-prefeito, Aloisio Alan ressaltou que os índices e a sensação de segurança ampliam as possibilidades de desenvolvimento da cidade. “A secretaria é um importante instrumento para fortalecer a rede de segurança que faz de Vitória da Conquista a melhor cidade da Bahia para se viver e a mais segura. É evidente que Segurança Pública não se faz somente com as forças de segurança, mas elas têm um papel fundamental e precisam ser valorizadas”.

Aloisio Alan
Emocionado, o secretário de de Segurança Pública e Defesa Social, Cristóvão Lemos, expressou a honra de ser escolhido como o primeiro responsável pela pasta, e reforçou a importância da visão transversal da segurança pública. “Eu que sou nascido e criado em Conquista fico muito emocionado e honrado em ser o primeiro secretário de Segurança Pública e Defesa Social da terceira maior cidade da Bahia. Somos a mais segura do estado e, como disse a prefeita, queremos chegar ao topo do Brasil. Continuaremos trabalhando tendo como norte o Sistema Único de Segurança Pública, que prega a colaboração entre as forças de segurança e os entes federativos. Faremos a ponte com todas as secretarias, porque segurança pública não é privilégio, é direito”.

Cristóvão Lemos
O secretário destacou a importância de toda a estrutura da nova secretaria, que vai ampliar e qualificar as políticas públicas voltadas à segurança. “O Conselho Municipal de Segurança Pública será uma importante ferramenta para nos aproximar da sociedade civil, e teremos fóruns com representantes de diferentes localidades do município, para pensarmos políticas públicas adequadas para cada realidade. O Fundo será importante, porque segurança pública custa caro, o Observatório nos fornecerá dados para pensar e aplicar as ações de forma mais efetiva. Todos juntos trabalhando pelo bem da cidade”.