Terça, 09 de Dezembro de 2025
17°C 21°C
Brasília, DF
Publicidade

Governo de SC promove formação integrada de professores das redes municipais e estadual para fortalecer política de alfabetização

Trilhas formativas do Alfabetiza SC alcançarão mais de 18 mil professores dos anos iniciais do ensino fundamental das redes estadual e municipais– ...

Thapio Nunes
Por: Thapio Nunes Fonte: Secom SC
09/12/2025 às 19h20
Governo de SC promove formação integrada de professores das redes municipais e estadual para fortalecer política de alfabetização
Foto: Reprodução/Secom SC

Trilhas formativas do Alfabetiza SC alcançarão mais de 18 mil professores dos anos iniciais do ensino fundamental das redes estadual e municipais– Foto: Divulgação/SED

O Governo de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SED), realizou o Primeiro Encontro de Formação Alfabetiza SC nesta terça-feira, 9, em Florianópolis. A iniciativa faz parte do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA) e foi organizada em parceria com a União dos Dirigentes Municipais de Educação de Santa Catarina (Undime/SC) para fortalecer a política de alfabetização e qualificar a prática pedagógica das redes municipal e estadual.

“Temos priorizado e fortalecido o regime de colaboração com os municípios a pedido do governador Jorginho Mello, justamente para que as nossas ações impactem também as redes municipais de ensino e contribuam ainda mais para para o desenvolvimento de Santa Catarina. A formação de hoje é mais um exemplo deste nosso movimento”, destaca a secretária de Estado da Educação, Luciane Bisognin Ceretta.

O encontro reuniu secretários municipais, formadores, articuladores estaduais e regionais para alinhar diretrizes, aprofundar orientações metodológicas e consolidar o planejamento das ações formativas que serão desenvolvidas ao longo de 2026. Trata-se de um momento central para organização das trilhas formativas que alcançarão mais de 18 mil professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

Durante o encontro, foram apresentadas as etapas da formação, a organização dos polos, os critérios de participação, além de orientações operacionais que envolvem logística, cronograma e responsabilidades das equipes regionais. A iniciativa reforça o compromisso do Estado com a alfabetização na idade certa e com a implementação qualificada da política nacional.

O projeto formativo apresentado contempla formações presenciais, encontros síncronos e atividades assíncronas, totalizando até 64 horas para professores dos anos iniciais e 16 horas para formadores/multiplicadores. O objetivo é reforçar o trabalho docente, apoiar o planejamento pedagógico alinhado ao Currículo Base do Território Catarinense (CBTC) e promover práticas de alfabetização fundamentadas em evidências.

Fortalecimento do regime de colaboração com os municípios

A aproximação do Estado com os municípios catarinenses é um dos pilares do programa Escola Boa, do movimento Educação Levada a Sério, e tem se fortalecido cada vez mais nos últimos meses. Em outubro, aconteceu a assinatura do Pacto de Excelência pela Educação Pública, consolidando a parceria como um dos pilares do fortalecimento da educação pública de Santa Catarina. Neste sentido, a ação está resultando em ações coordenadas, políticas integradas e compartilhamento de responsabilidades, com o objetivo de garantir o direito à educação de qualidade para todos os estudantes catarinenses, em todas as etapas e modalidades de ensino.

O apoio aos municípios também foi reforçado com a aquisição de 100 novos ônibus escolares, convênios e a implementação do Sistema Estadual de Avaliação da Educação Básica de Santa Catarina (SEAESC), aplicado em novembro.

Todos os 295 municípios de Santa Catarina aderiram ao SEAESC, que permitirá a construção de um diagnóstico abrangente da aprendizagem, subsidiando políticas públicas baseadas em evidências e orientando estratégias pedagógicas mais efetivas em todas as redes. A finalidade é avaliar a qualidade, a equidade, a eficiência e o rendimento escolar de cada aluno.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários