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Sorriso adere à ferramenta digital que revolucionou as compras no Estado de Santa Catarina

“A tecnologia existe para ser utilizada e vamos disponibilizar ferramentas inteligentes para que nossos servidores públicos possam produzir ainda m...

Thapio Nunes
Por: Thapio Nunes Fonte: Prefeitura de Sorriso - MT
09/12/2025 às 17h40
Sorriso adere à ferramenta digital que revolucionou as compras no Estado de Santa Catarina
Foto: Reprodução/Prefeitura de Sorriso - MT

“A tecnologia existe para ser utilizada e vamos disponibilizar ferramentas inteligentes para que nossos servidores públicos possam produzir ainda mais”, afirmou o prefeito Alei Fernandes no evento de lançamento do programa do Compra + Sorriso, que tem o objetivo de tornar o processo de compras públicas mais fácil e transparente, por meio da integração de processos em uma só plataforma digital.

O evento de apresentação da plataforma foi realizado na manhã desta terça-feira (9 de dezembro), no Centro de Eventos Ari José Riedi, com a presença de autoridades de Sorriso e de outros municípios da região. Prefeito de Santa Rita do Trivelato, Volmir Bassani destacou a importância da iniciativa e o quanto ela pode contribuir com a gestão pública. “Estamos bem curiosos para conhecer esta plataforma”, adiantou.

O Compra+Sorriso foi detalhado pelo dono da empresa que fornece o software, a Zaelo. Samuel Patissi explicou, item a item, todo o processo. “É um desafio fazer compras públicas, com uma série de regras que precisam ser seguidas todos os dias” lembrou, recordando toda a história do processo de compras públicas no Brasil.

Presente à cerimônia, a juíza Emanuele Navarro Mano, diretora do Fórum de Sorriso, reiterou o quanto é necessário aprimorar as ferramentas de gestão pública. “ Como integrante do serviço público, defendo a eficiência deste setor e tenho muito orgulho em viver em uma região que prima pela eficiência, progresso e ousadia, trazendo mais agilidade e rapidez para atender a população”.

Representando a Câmara de Vereadores, Brendo Braga também reforçou a necessidade de a tecnologia fazer parte do dia-a-dia do serviço público. “Aderir a iniciativas como esta mostra o bom uso dos recursos públicos, adquirindo ferramentas que vão contribuir diretamente para o avanço do Município em vários setores”.

Para unificar os sistemas em um só local, a Prefeitura adquiriu a plataforma “Loja Pública”, que apresenta, em sua performance, a redução da burocracia excessiva no processo, melhorando, diretamente, os resultados. A fonte de inspiração para a Prefeitura de Sorriso foi o case de sucesso do governo de Santa Catarina.

A expectativa é que a plataforma entre em funcionamento já em janeiro, depois de uma série de treinamentos às equipes que passarão a operar a ferramenta.

“Estamos em busca de boas experiências, ações que fazem a diferença, tanto nas organizações, quanto nos resultados que chegam diretamente à população, e este programa de Santa Catarina tem resultados comprovados, que mostram como a tecnologia pode melhorar de forma direta a vida de cada cidadão, à medida que facilita processos, acelera prazos e gera economia, otimizando o uso dos recursos públicos”, comentou o prefeito Alei Fernandes.

Bom exemplo

Implantando em 2023, no Governo de Santa Catarina, o programa Compras SC concentra em um só setor as áreas de compras e licitações de diversas pastas e setores do estado. Em um ano de programa foram alcançados como principais resultados economia de mais de R$ 600 milhões em processos homologados; crescimento de 563% nas compras centralizadas totalizando R$ 3,1 bilhões e 35% de redução no tempo do processo licitatório.

De acordo com o site do Governo do Estado de Santa Catarina, o programa está alinhado com os princípios da eficiência e economicidade, para assegurar o equilíbrio fiscal e a capacidade de investimento estatal, além de dotar o governo de mecanismos para buscar a celeridade de execução e de gestão das compras públicas. Por meio do programa, a Secretaria de Estado da Administração fica responsável por realizar o planejamento de compras públicas centralizadas, licitações; gestão e fiscalização de contratos corporativos. O programa tem a coordenação da Diretoria de Gestão de Licitações e Contratos (DGLC) e Grupos Técnicos de Trabalho.


Política de inovação

“Vamos aproveitar este bom exemplo e adaptar este case à nossa realidade, centralizando processos, utilizando a inteligência artificial (IA) e reduzindo a burocracia, sempre com o foco na fluidez do trabalho e no resultado à população”, explica o secretário de Administração, Bruno Delgado.

“Eficiência, resultado e atendimento de excelência à população estão em nossas metas e estamos trabalhando com afinco e planejamento para inovar em busca destes resultados”, complementa o prefeito, lembrando que em outubro a Prefeitura lançou o Credencia + Sorriso, um aplicativo que permite o credenciamento de empresas para a prestação de serviços à Administração Municipal.

  • Texto: Nádia Mastella

    Fotos: Ney Douglas

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