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Projeto Fortalecendo Sonhos será reestruturado para ampliar atendimento

A informação é da secretária de Educação, Adriana Reichert. Atualmente, o projeto criado pela Lei Municipal nr.º 3.262 de 15 de junho de 2022, cont...

Thapio Nunes
Por: Thapio Nunes Fonte: Prefeitura de Sorriso - MT
09/12/2025 às 17h20
Projeto Fortalecendo Sonhos será reestruturado para ampliar atendimento
Foto: Reprodução/Prefeitura de Sorriso - MT

A informação é da secretária de Educação, Adriana Reichert. Atualmente, o projeto criado pela Lei Municipal nr.º 3.262 de 15 de junho de 2022, conta com sete psicólogos na equipe: duas profissionais percorrem as escolas e outros cinco atuam na sede do programa. “O que vai mudar é esse formato”, frisa Adriana. A partir de 2026 todos os profissionais farão o atendimento diretamente nas escolas.

Conforme Adriana o projeto foi remodelado devido à constatação de que a atuação diretamente no ambiente escolar traz resultados  positivos e imediatos. “Também estamos atendendo uma recomendação do Conselho Regional de Psicologia (CRP) que pontuou a necessidade de o atendimento clínico ser realizado especificamente pela equipe da Secretaria de Saúde”, detalha.

Com a reestruturação, os sete profissionais que integram o Fortalecendo Sonhos passarão a percorrer diretamente as escolas, de acordo com a necessidade identificada pelo corpo docente. O trabalho de acolhimento que já vem sendo realizado será intensificado. Hoje, quem atua nas escolas trabalha com grupos coletivos atendendo estudantes, pais e professores. “Vamos ampliar esse trabalho”, frisa a gestora.

Adriana detalha que o acolhimento será realizado na própria unidade. “Geralmente são 10 a 12 sessões de acolhimento, muitas situações são resolvidas ali mesmo. Já as situações em que os profissionais perceberem a necessidade de atendimento clínico serão diretamente encaminhadas à Saúde”, enfatiza.

Criado no período de pandemia, o Fortalecendo Sonhos visa proporcionar uma estrutura emocional mais equilibrada para professores, alunos e familiares, visando um processo de ensino/aprendizagem mais eficiente e positivo.

Texto: Claudia Lazarotto

Fotos: Reginaldo de Souza

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