
A Comissão Permanente de Planejamento do Conselho Estadual de Turismo de Mato Grosso do Sul (CET-MS) se reuniu na tarde desta quinta-feira (04) para realizar um panorama de sua atuação em 2025 e definir as próximas etapas do trabalho de monitoramento e atualização do Mapa Estratégico do Turismo do Estado.
Entre as ações já realizadas pela comissão, destaca-se o diagnóstico sobre o eixo Melhoria da Oferta Turística, que avaliou o nível de execução das ações pelos municípios sul-mato-grossenses. A pesquisa contou com a participação de mais de 40 municípios, cujos resultados foram apresentados na última reunião ordinária do CET, realizada em 24 de novembro de 2025.

Segundo o presidente da Comissão de Planejamento, Erick Pusch Wilke, representante da UFMS no Conselho, o trabalho realizado tem papel decisivo no aperfeiçoamento das políticas públicas de turismo. Para ele, “esse trabalho demonstra o compromisso do Conselho Estadual de Turismo de Mato Grosso do Sul com o desenvolvimento dinâmico do turismo, considerando a necessidade de aprimoramentos e ajustes nos objetivos e metas definidas em 2023”.
Erick destacou também que a etapa atual é fundamental para a construção de um diagnóstico preciso e representativo: “Estamos em fase de diagnóstico, reunindo informações de todas as regiões turísticas para identificar tanto as metas já alcançadas quanto aquelas que ainda demandam maior atenção e investimento”.
A próxima ação da comissão será a aplicação do mesmo diagnóstico junto às entidades e organizações da sociedade civil que compõem o CET-MS. A coleta dessas informações permitirá uma análise ampliada do eixo Melhoria da Oferta Turística, incorporando diferentes perspectivas do setor. Após a tabulação dos dados, a comissão avançará para os próximos dois eixos prioritários do Mapa Estratégico: Fortalecimento da Promoção e Comercialização e Fortalecimento da Governança do Destino.
Erick reforçou a importância da participação ativa das regiões turísticas e das entidades que compõem o Conselho. “A comissão conta com o apoio das IGRs e demais membros do CET-MS, uma vez que as informações coletadas darão subsídio para a atualização do Mapa Estratégico do Turismo de MS em uma visão que abrange todo o estado até 2030”.
A Comissão Permanente de Planejamento é formada por representantes da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur-MS), UEMS, UFMS e Visit Pantanal.